Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeito assina ordem de serviço de apoio à restauração da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

Tombada como patrimônio histórico do município em junho do ano passado, a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga recebeu nesta quinta-feira, 28, o apoio do poder público municipal para suas obras de restauração. O prefeito Jairo Jorge Assinou a ordem de serviço que prevê o aporte de R$ 114,5 mil para as obras. A solenidade aconteceu em frente à Igreja, no largo da Praça da Bandeira. Os serviços serão executados na parte do forro, extremamente danificado pela ação de cupins, e cuja estrutura de madeira está sendo substituída por uma nova, de ligas metálicas. Além da Prefeitura, outras entidades e a comunidade tem-se engajado na aquisição de recursos para a restauração o prédio, que conforme o pároco, padre José Hermeto Mohr, poderão ter seus custos em até R$ 1,2 milhão.
O prefeito ressaltou a importância em transformar em realidade, o compromisso de manter viva a história da cidade. “A Igreja é um ícone da cidade, um local de grande importância histórica”, falou.
O secretário de Cultura, Flávio Adonis, falou da preservação da memória de nossa cidade, ação que vem sendo feita pela administração, que tombou o primeiro prédio em toda a cidade em 2009, mesmo que a lei de tombamentos seja de 1994. Flávio Adonis disse ainda que o município está trabalhando na obtenção de mais recursos, junto à Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
O vigário episcopal do Vicariato de Canoas, bispo Dom Agenor Girardi, lembrou que a cidade começou junto à Igreja e que sua restauração porporcionará sua conservação para as futuras gerações.
A vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, também acompanhou a cerimônia, assim como secretários municipais, lideranças religiosas e comunidade.
Após, o grupo visitou o interior da Matriz, fechado para reformas. No local foi avistado as obras do forro, já parcialmente retirado. O cuidado com a preservação de vitrais, pisos e pilastras também foi notado, parte de uma obra complexa, que resgata a história da cidade.
A previsão do padre José Hermeto é de que, se a obtenção de recursos for positiva, a s portas da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga estejam aberta à população em junho de 2012. 
Fonte:Jesiel B. Saldanha Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...