Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Uma curiosidade

Antes de

Tivemos D. Maria I de Portugal, também conhecida como a Louca, que foi Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

Depois, tivemos a Imperatriz Dona Leopoldina, cuja atuação ao lado do marido, Pedro I, foi decisiva para que ele proclamasse a nossa independência. Em 13 de agosto de 1822, o Imperador viajou para São Paulo, onde iria acertar arestas políticas. Deixou a esposa como Chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil.
Foi dela a correspondência que Pedro I recebeu naquele 7 de setembro, às margens do Ipiranga, contendo graves denúncias sobre o abuso que Portugal cometia contra os brasileiros.E mais: a Imperatriz lhe comunicava que já havia promulgado a independência. Foi o quanto bastou: o imperador não se conteve e bradou "Independência ou Morte".
Finalmente, a Princesa Isabel, filha de Pedro II, exercia com dignidade a regência do Império sempre que o pai se ausentava. De acordo com a Constituição Brasileira de 1824, Isabel ocupou também o cargo de 1a. Senadora do Brasil, a que tinha direito como herdeira do trono brasileiro.
Ao assinar a "Lei Áurea", libertando dos grilhões todos os escravos do Brasil, apressou a proclamação da República, contribuindo para que D.Pedro II fosse destituído do cargo de Imperador e toda a Família Real tivesse que deixar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...