Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Ministro italiano defende boicote ao Brasil

O ministro de Defesa italiano, Ignazio La Russa, disse que está disposto a apoiar boicotes ao Brasil caso o presidente Lula não aprove a extradição do ex-militante de extrema esquerda Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália.
Em entrevista publicada hoje pelo jornal Corriere della Sera, o ministro afirmou que, dependendo da decisão de Lula (o que deve ocorrer até o dia 31), haverá consequências para o Brasil.
- Estou disposto a apoiar boicotes. O não de Lula representa uma ferida nas relações bilaterais.
O ministro acusou o presidente brasileiro de "falta de coragem" por tomar a decisão pouco antes de deixar o cargo.
Acusado de quatro assassinatos ocorridos no final dos anos 70, Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua. Antes de chegar ao Brasil, o ex-ativista já esteve exilado no México e na França.
O caso tem provocado indignação em políticos e jornais italianos. A primeira página do jornal conservador Il Giornale, que pertence à família do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, estampou que “Battisti fica livre para assassinar a justiça".
Para o jornal, “a não extradição de Battisti é uma ofensa grave às instituições italianas".
A indecisão quanto à extradição criou um embate entre juristas e políticos, além de ter dividido Brasil e Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...