Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Senadora eleita Ana Amélia Lemos recebe homenagem do Parlamento gaúcho

O deputado Mano Changes (PP) ocupou o período do Grande Expediente na tarde de ontem para homenagear a senadora eleita, jornalista Ana Amélia Lemos, e fazer a entrega, em nome do Parlamento gaúcho, da Medalha do Mérito Farroupilha, distinção feita aos que se destacam em suas atividades. 
 A seguir, enfatizou que Ana Amélia vai ocupar uma cadeira de senadora no Congresso Nacional, entrando para a história ao lado de outros 47 ilustres riograndenses que já ocuparam este cargo, a exemplo de Augusto Simões Lopes Neto, Gaspar de Silveira Martins, Getúlio Vargas, Mem de Azambuja Sá e Ernesto Dorneles.
Desempenho

Ana Amélia Lemos nasceu em Lagoa Vermelha, filha de João Laureano de Lemos, carpinteiro, e de Celine da Rosa de Lemos, merendeira de escola pública, “e soube desde cedo o que é lutar pela superação das dificuldades”, afirmou o parlamentar. Veio para Porto Alegre ao nove anos de idade, trazida por Rosita Ache para ser sua dama de companhia, que se sensibilizou ao ver Ana Amélia pequena, de pés descalços, e que ajudava a família fazendo entrega de leite na vizinhança. Na capital gaúcha começou seus estudos nas escolas públicas Argentina e Otelo Rosa. Com 12 anos de idade, de volta a Lagoa Vermelha, escreveu ao então candidato a governador Leonel Brizola, “solicitando uma bolsa de estudos, o que lhe foi concedido, e passou a estudar na Escola Normal Rainha da Paz, por oito anos”, afirmou o deputado.
Em 1967, Ana Amélia já estava novamente na capital gaúcha, começando sua trajetória universitária e profissional. Sua primeira oportunidade na área jornalística veio de um convite dos jornalistas Flávio Alcaraz Gomes e Jaime Copstein, passando a fazer a produção do programa Repórter da História, na Rádio Guaíba. A partir daí, trabalhou na então TV Difusora, Rádio Difusora, sucursal do jornal carioca Correio da Manhã, revista Visão e, em 1977, ingressou na Rádio Gaúcha. Em 1979 foi transferida para Brasília, como repórter da Zero Hora, da RBS TV e da Rádio Gaúcha. Três anos mais tarde foi nomeada diretora da RBS na Capital Federal, cargo que exerceu até o ano de 2003.
O deputado Mano Changes lembrou que Ana Amélia se tornou uma referência no jornalismo econômico e agronegócio. “E em 15 de março de 2010, achou que era a hora de deixar de ser narradora do cenário político para ser protagonista. Assim, para honra do PP e com a mesma convicção que adotou nos 40 anos em que atuou nas várias e importantes empresas de comunicação, 33 deles no Grupo RBS, despediu-se dizendo que saía do jornalismo e entrava na política para continuar a defender os interesses do Rio Grande do Sul”.
Ao encerrar sua homenagem, o deputado Mano Changes cantou a música “Mulher” de Erasmo Carlos. 
Em aparte, os deputados Berfran Rosado (PPS), Cassiá Carpes (PTB), Silvana Covatti (PP), Edson Brum (PMDB), Francisco Appio (PP) Paulo Odone (PPS), Ivar Pavan (PT) e Gerson Burmann (PDT), igualmente cumprimentaram a homenageada.

Presenças:

Estiveram presentes à homeangem, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Léo Lima, o sub-procurador geral de Justiça do Estado, Delmar Pacheco da Luz, a Defensora Pública-Geral do Estado, Jussara Maria Barbosa Acosta, o vice presidente do Partido Progressista, Celso Bernardi, a chefe interina de representação do Itamaraty, Camile Filippozzi, a ex-secretária de Cultura, Mônica Leal, o 1º suplente de senador, José Alberto Wenzel, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Torma, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Antônio Barcellos e representantes da Fiergs, Agergs e Farsul.
Fonte:ALERS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...