Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeito apresenta projeto de ecoturismo da praia de Paquetá em Congresso de Arquitetura

O prefeito Jairo Jorge participou, nesta quinta-feira, do Painel de Prefeitos do 2º Congresso Interamericano de Arquitetura - Encontro Latino Americano para a Sustentabilidade das Cidades, realizado no campus da UniRitter, em Porto Alegre. O prefeito de Porto Alegre, Jose Fortunatti, e a arquiteta da administração municipal de Brasília, Estela Oton, integraram o Paínel. Todos apresentaram iniciativas que possuem ligação com a área de sustentabilidade. O mediador foi o renomado arquiteto argentino Ruben Pesci.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal detalhou o projeto de ecoturismo da Praia de Paquetá. Ele iniciou sua explanação ressaltando dados sobre Canoas como o fato de a cidade possuir o segundo maior PIB - Produto Interno Bruto do Estado, ter o segundo maior polo universitário do Rio Grande do Sul e ser a quarta melhor cidade para se investir no Estado.
Ao apresentar o projeto de ecoturismo, o prefeito destacou que nas áreas próximas da BR 448 localizam-se duas unidades de conservação estaduais e o projeto de ecoturismo será uma das proposições do município para responder positivamente aos impactos ambientais e urbanísticos. "Todas as intervenções urbanísticas e ambientais pensadas no projeto consideram os aspectos econômicos, sociais e ecológicos nas áreas próximas da rodovia", afirmou.
A iniciativa terá quatro áreas de abrangência com característica comuns de uso e ocupação do solo, conforme as especificações do Plano Diretor Urbano Ambiental da cidade. A primeira será ecológica, uma área de preservação que prevê atividades de educação ambiental, mirantes, turismo ecológico, entre outros. A segunda área do empreendimento privado que contará com centro de ventos, marina privada, restaurantes, hotéis, parque aquático, clube náutico e passeios. Já a área da Praia do Paquetá terá atracadouro público, praça, biblioporto, decks e passeios. A última área, a do Corredor de Acesso, terá, entre outras coisas, ciclovia, centro de informações, postos de polícia ambiental e urbana, transporte e espaço de artes.
Os principais objetivos da revitalização da área é facilitar o acesso ao local, através da implementação da rodovia do Parque e da Avenida das Canoas, ser uma alternativa para receber os turistas que estarão na cidade para acompanhar a Copa do Mundo de 2014 e oferecer suporte as universidades para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, o projeto visa ampliar a geração de trabalho e renda, criar um programa de educação ambiental focado nas questões de recursos hídricos, gerar condições dignas de moradia as famílias que residem junto as margens da Praia do Paquetá, estimular a preservação sustentável e garantir a biodiversidade da região com sustentabilidade.
"Atualmente, estamos na etapa de finalização dos estudos ambientais e de contratação do Plano de Negócios, que irá nos permitir atrair importantes parceiros para este projeto", afirmou.
O mediador do Painel, Ruben Pesci, destacou o sistema de participação popular realizado em Canoas, no qual o cidadão define os rumos da cidade. "É emocionante ver como este município leva a risca o seu lema, o de Cidade para Todos. E com a execução deste belo projeto de ecoturismo estará reforçando ainda mais este conceito", afirmou.
O Congresso continua amanhã com temáticas envolvendo sustentabilidade e os eixos território, cidade e arquitetura.
Fonte:PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...