Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Tradicionalismo e o Legado Missioneiro

Hoje , a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2026 definiu o tema “Herança Jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul: 400 anos de cultura e tradição”, em homenagem ao quadricentenário das Missões, para celebrar as festividades do ano.
Com a presença do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, a primeira reunião de 2026 da Comissão também reconduziu ao cargo de presidente a coordenadora de Tradicionalismo Gaúcho da Secretaria da Cultura (Sedac), Denise Gress, e elegeu Ivana Maria Genro Flores como vice-presidente e Aquiles Barboza como secretário. 
O tema foi apresentado por José Antônio Borges, o Xirú Antônio, e pelos historiadores Márcia Borges e Cesar Tomazini Liscano, responsáveis pela pesquisa que fundamenta a escolha.
De acordo com a presidente Denise Gress, a temática deste ano não poderia ser outra, já que “a cultura gaúcha iniciou com as Reduções Jesuíticas e essa ligação é histórica e deve ser lembrada e comemorada”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradicionalismo e o Legado Missioneiro

Hoje , a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2026 definiu o tema “Herança Jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul: 400 anos de cult...