
Os veículos e armamentos foram doados à instituição pelo Exército Brasileiro.
O governador Eduardo Leite exaltou a integração que tem sido reforçada desde a criação do Programa RS Seguro, que completou seis anos como a principal política pública de prevenção e repressão à criminalidade, bem como à promoção de ações sociais e educativas.
"A cooperação interinstitucional entre forças federais e estaduais, e também municipalista, é uma das premissas no RS Seguro, para que tenhamos cada vez mais capacidade e eficiência na prestação de serviço à sociedade.
Os Urutus representam um reforço importante para atuação da BM, especialmente em ações humanitárias e desastres naturais, já que por serem anfíbios facilitam muito o trabalho em áreas de inundação.
Agradecemos muito ao Exército por mais essa parceria", afirmou Leite.
As viaturas de grande porte, com blindagem e capacidade de avanço em terrenos difíceis, serão destinadas à BM para utilização das tropas de choque e operações especiais.
Pela capacidade de movimentação e pelo nível de proteção que os veículos fornecem, os tanques também irão contribuir para reforçar operações em que sejam necessárias incursões na mata, travessia de cursos d'água e áreas alagadas, bem como deslocamentos em locais de difícil acesso.
Além dos veículos, a BM recebeu 20 fuzis 7.62 que serão destinados aos Batalhões Especializados de Choque (BPChq).
Os armamentos são semiautomáticos.
O comandante do Comando Militar do Sul (CMS), General Hertz Pires do Nascimento, reforçou o compromisso mútuo em benefício do povo gaúcho.
"O que estamos fazendo é um grão de areia, mas que certamente vai ajudar a ampliar a capacidade de atuação da BM.
A segurança pública é responsabilidade de todos, e temos que ter essa consciência para o bem da sociedade gaúcha.
Esperamos estar contribuindo e também expressando a gratidão às forças de segurança pública do Estado pela atuação nas enchentes de 2024", afirmou o General Hertz.
Para a condução dos blindados, foram capacitados 31 policiais militares.
Ao todo, os militares estaduais cumpriram 72 horas de instruções teóricas e práticas para a condução de blindados
Nenhum comentário:
Postar um comentário