Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Casal de prendas vai se formar em curso de Fandango

Um casal formado pela estudante de educação física Maria Eduarda Pellisoli Teixeira, de 21 anos, e sua namorada Morgana Eduarda de Souza Sanchez Nobre, de 17 anos, está prestes a se formar em um curso de danças de fandango tradicionais no Rio Grande do Sul.

Durante três meses, as duas se dedicaram às aulas, aprendendo ritmos como vanera, xote, bugio e chamamé, que são muito presentes nos bailes gauchescos.

Maria Eduarda compartilhou que a patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) conversou com o casal e garantiu que tomaria medidas caso houvesse algum problema em relação à quebra de tradição.

No entanto, elas foram recebidas de forma positiva por todos os membros do CTG. Maria Eduarda, que é proprietária de dois cavalos, afirmou que foram tratadas muito bem.

A orientação que receberam foi de se portarem como qualquer outro casal, seguindo as regras da entidade, como não utilizar chapéu e evitar demonstrações de afeto dentro do CTG.

Durante as aulas, Maria Eduarda desempenha o papel da “prenda”, enquanto Morgana assume o papel do “peão”, inclusive usando a pilcha, o traje tradicional da cultura gaúcha, composto por bombacha, bota, camisa e lenço para os homens.

O casal espera que sua experiência possa abrir portas para outras pessoas que também queiram participar do curso, mas que talvez não tenham coragem devido à tradição que não considera isso como algo normal.

Morgana ressaltou que é algo perfeitamente normal e que foram bem recebidas pelos professores e pelo grupo.

Neri Fachin, patrão do CTG Carreteiros da Saudade, afirmou que a entidade é inclusiva e acolhe a todos, independentemente de credo, raça ou orientação sexual.

Ele destacou a importância de preservar e divulgar a cultura gaúcha, ressaltando que não existe um grupo específico responsável por protegê-la.

Fachin destacou que qualquer forma de preconceito enfraqueceria a cultura e diminuiria sua visibilidade perante a comunidade.

A cerimônia de formatura do curso de danças de fandango está marcada para às 14h, seguida por um baile com o grupo Os Monarcas.

O CTG Carreteiros da Saudade está localizado na Rua Borges de Medeiros, 663, no bairro Bom Sucesso, em Gravataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incêndio em caminhão que transportava botijões de gás

Um caminhão que transportava botijões de gás pegou fogo nesta manhã  na BR-386, em Mormaço, no Norte do Estado, após uma colisão frontal com...