Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Encontro de ex-patronas traz relato de histórias literárias

Cinco escritoras canoenses participaram do Encontro de Ex-Patronas da 37ª Feira do Livro de Canoas. 

A programação, realizada nesta tarde , no Auditório Josué Guimarães, montado na Praça da Bandeira, contou ainda com a fala da atual patrona, Lilian Rocha e a mediação da secretária especial de Mulheres, Vani Piovesan. 

Cada autora relatou a sua trajetória literária e compartilhou dificuldades e alegrias com a publicação de livros.

“Quando fui patrona lembro que defendi a arte e até hoje sigo defendendo”, destacou a patrona de 2002, Sandra Ávila. 

Para a escritora Ancila Dani Martins, patrona da edição 2014, destaca que escrever é uma maneira de viver. “Escrever liberta a alma, expõe os sentimentos. A literatura nos torna mais completas”, salientou. 

Já a poetisa Maria Santos Rigo lembra que o incentivo à literatura começou ainda na escola. “Lembro que os professores nos presenteavam com livros”, recorda a ativista cultural.

Patrona desta edição, a escritora Lilian Rocha, também acompanhou a programação. 

Durante a roda de conversa, ela contou, para as ex-patronas e ao público, que entre 10 e 12 anos gostava de Agatha Christie e escrevia contos de suspense. Quando ingressou no Ensino Médio, começou a fazer poesias. “Resgatar o protagonismo feminino e falar dessa literatura ainda invisibilizada é fundamental”, avalia Lilian sobre a importância do Encontro.
A mediação do Encontro de Ex-Patronas foi da secretária especial de Mulheres, Vani Piovesan. “Destaco todas essas mulheres empoderadas, que conquistaram o seu espaço através do trabalho literário”, observou Vani. 

Participaram da programação, as ex-patronas Sandra Ávila, de 2002; Nelsi Inês Urnau, de 2010; Ancila Dani Martins, de 2012; Moema Terezinha Pinto Cavalcante, de 2015; Maria Santos Rigo, de 2016 e Maria Luci Cardoso Leite, de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...