Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra com atividade no Calçadão

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial e Imigrantes, realizou hoje , uma atividade para marcar o Dia Nacional de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra. 

A data tem o objetivo de garantir que a população negra tenha acesso aos direitos humanitários, acolhedor e livre de qualquer discriminação, conforme os princípios da Carta dos Usuários do SUS.

Em Canoas, a política está presente na gestão dos serviços de saúde, trabalhando constantemente com o objetivo de garantir a oferta de assistência à saúde de qualidade para a população negra. 

A secretária da Coordenadoria de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednea Paim, lembra que o objetivo da data é orientar a população sobre os tipos de doenças que mais prevalecem nos negros. 

“É fundamental que as pessoas estejam em alerta aos cuidados necessários quanto às doenças prevalecentes e, principalmente, à forma de tratamento, pois o que a população negra quer não é privilégio e sim equidade na saúde”, comentou.

Segundo o Ministério da Saúde, algumas doenças são prevalentes na população negra, como anemia falciforme, doença hipertensiva especifica da gravidez, hipertensão arterial e diabete mellitus reforçam o acometimento de variáveis por raça/cor.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do município, que cedeu materiais informativos sobre a saúde da população negra.
Participaram da atividade as servidoras Rita Limas e Carmen Job, esclarecendo e tirando duvidas dos canoenses que passaram pelo Calçadão. 
O 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, data que foi escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que, apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. 
Nesse dia, acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...