Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Acendimento da Chama Crioula marca abertura da 28ª Semana Farroupilha de Canoas

Com a chegada de um grupo de cavalarianos da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e o acendimento da Chama Crioula, o início da madrugada do dia 13 de setembro marcou a abertura do evento teste da 28ª Semana Farroupilha de Canoas. 

A cerimônia foi realizada na Pista de Tiro de Laço, construída no Parque Municipal Eduardo Gomes, que será inaugurada hoje , próximo das 20 horas, minutos antes de começar a primeira noite de espetáculos da programação. 

Também está prevista a entrega do Multipalco e de 20 galpões relocados, marcando a inauguração do Parque do Gaúcho. 

Durante a solenidade, o Hino Rio-Grandense foi cantado por Graciele de Souza, acompanhada do violão de Diego Lacerda. “É uma emoção esse momento. 

Temos que agradecer a Deus porque as coisas estão voltando a acontecer aos poucos. Esse ano, em especial, que faz uma homenagem aos Caminhos de Anita, fortalecendo a participação de todas as mulheres tradicionalistas”, comentou a cantora. 

Para o secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto, a Chama Crioula representa a coragem e as tradições do povo gaúcho. Ele aproveitou para agradecer o empenho de todos os gaúchos e gaúchas que participaram da Cavalgada.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, pediu um minuto de silêncio em lembrança aos tradicionalistas canoenses que foram vítimas da Covid-19.

 “A Chama Crioula representa a paixão pela cultura e pelas tradições. Representa a memória dos que nós perdemos, mas também dos nossos heróis, que tiveram a coragem de enfrentar o império.

 Lutamos por um ideal. Esse ideal, essa história, que evocamos essa Semana”, salientou. 

Conforme o prefeito, a Semana Farroupilha de Canoas já é a segunda maior do Estado e, em parceria com as entidades tradicionalistas, pode se tornar número 1. “Seria mais fácil ter cruzados os braços. 

Mas, quero reafirmar o meu compromisso com o tradicionalismo e com a cultura na nossa cidade. 

Até 2024, vamos seguir investindo na área destinada ao Parque do Gaúcho”, completou.

O vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, o vereador Gilson Oliveira, representando o Legislativo, a coordenadora da 12ª Região Tradicionalista, Márcia Rosane Monteiro, o presidente da AETC, Jairo Vanderlei Lopes e sua esposa Rosemeri Santos, entre outros representantes das entidades, participaram da cerimônia de abertura da Semana Farroupilha.

Principal símbolo das comemorações dos festejos da Semana Farroupilha, a Chama Crioula ganhou um projeto inédito em Canoas. 

Um grupo de cavalarianos da AETC buscou a centelha no último sábado , no Parque Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita e depois seguiu com a Cavalgada Gilson Alves e Helias Peres. 

Antes da chegada ao Parque do Gaúcho, o trajeto  passou em frente ao Paço Municipal e pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Canoas. 

Conforme o diretor de Tradicionalismo da Secretaria da Cultura, Elcion Brys Gularte, cerca de 100 gaúchos e gaúchas participaram da Cavalgada.

Fonte : PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...