Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Agrotóxico Mata

 

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. em média, ingerimos 5,2 litros de veneno por pessoa a cada ano. 

A maior parte dos agrotóxicos está na nossa alimentação, terra, água e ar.

Isso gera um sério de saúde pública, que afeta a população em geral e os camponeses e trabalhadores rurais em particular, com centenas de casos de mortes registrados.

Frutas, legumes e verduras livres de agrotóxicos tem maior potencial protetor contra o câncer.

O uso de agrotóxico está associado ao aumento da incidência de câncer, pois favorece a alteração do DNA de uma célula, oque pode dar origem a tumores.

Dados do Instituto nacional do câncer (INCA) estimam que a doença afetará 1 milhão e matará 400 mil pessoas nos próximos anos.

Males a saúde causados pelos agrotóxicos: cefaléia, tontura, vômitos, dor abdominal, convulsões, depressão, lesão nos nervos, fígado e rins, anomalia nos fetos e risco de vida. 

A anvisa alerta que 14 tipos de agrotóxicos prejudiciais a saúde já foram proibidos em outros Países e devem ser banidos do Brasil imediatamente. 

As empresas do agronegócio seguem comercializando esses venenos.

A contaminação existe na maioria dos nossos alimentos, principalmente por: níveis de agrotóxicos acima do permitido; agrotóxico não permitido para certos tipo de cultivo; agrotóxicos proibidos no Brasil.

Por: Marco Oliveira jornalista Mtb 00353/16 RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...