Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Governo institui 2021 como o ano comemorativo do Bicentenário de Anita Garibaldi


Foi assinado nesta manhã ,no Palácio Piratini o decreto que institui 2021 como o ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. 
A solenidade híbrida, com transmissão também pela internet, contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e da representante do Instituto Anita Garibaldi Elma Santana.

Conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845), Anita não nasceu no Rio Grande do Sul, mas teve seu primogênito, Domênico Menotti Garibaldi, em solo gaúcho, fruto da união com Giuseppe Garibaldi.

“Homenageando Anita e destacando sua trajetória estamos fazendo com que as atuais gerações percebam e entendam que a Revolução Farroupilha não se resumiu a uma contestação de uma ordem estabelecida sobre questões tributárias ligadas ao charque, mas que outras pequenas revoluções eram operadas, quando uma mulher tomava participação sobre esta Revolução, como foi Anita, e que serve de inspiração para todos nós. 

Trazer à memória e colocar em destaque a história de Anita mostra que temos que ser revolucionários do nosso próprio tempo, afinal, 200 anos depois do nascimento dessa revolucionária, que quebrou muitos paradigmas, ainda temos muitos preconceitos estabelecidos”, destacou o governador.

Com a assinatura do decreto, foi oficialmente criada uma comissão, sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Sedac). 

O grupo será responsável por definir atividades comemorativas à memória de Anita, além de promover o turismo de caráter histórico, cívico e cultural, compondo um roteiro para realização de diversos eventos que deverão acontecer em cidades que tenham ligação com a personagem.

“Juntos, poderemos pensar em eventos comemorativos e atividades para promover homenagens e também o turismo, para que, a partir desse ativo que temos na nossa história, também possamos gerar desenvolvimento econômico e, mais do que tudo, inspirar as pessoas do presente a partir do passado e pensando num futuro melhor”, acrescentou Leite.

Integram a comissão, além da Sedac, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Conselho Estadual de Cultura (CECRS), o Consulado Italiano em Porto Alegre, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), a Fundação Catarinense de Cultura, o Instituto Anita Garibaldi e o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clínica Clandestina de Bronzeamento é interditada em Viamão

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, nesta tarde, realizou a prisão em flagrante de duas mulheres, proprietárias d...