Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dia de Reis uma tradição, quase extinta!

 Hoje o dia é dedicado a Eles, principalmente no RS, com a tradição dos Ternos de Reis.

Teriam sido astronômos (seguiram uma estrela), astrólogos, sábios, eruditos, magos, reis ,ou apenas figuras decorativas no presépio.
Personagens emblemáticos que a Biblia cita e que foram visitar ao menino Jesus.
Tornaram-se Santos, em Montenegro tem uma Igreja dedicada aos Stos. Reis.
A tradição dos Ternos de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos a cada 6 de janeiro, resiste em Canoas há 30 anos com o Terno de Reis Santo Operário. 
Não há registros de quando esses grupos musicais, que anunciam o nascimento de Cristo passando de casa em casa, começaram a proliferar no Estado. 
Sabe-se, no entanto, que essa é uma tradição de origem portuguesa e que aqui chegou com os açorianos que desembarcaram no século 18.
Já os imigrantes italianos tem o costume de Cantar a Stella ( Estrela).
O Terno de Reis Santo Operário, este ano não Tirou Reses (saiu para cantar) em função da Pandemia.
Um  costume das famílias que recebem o Terno é confraternizar com os cantores, com comidas e bebidas que são partilhadas por todos.
Era também costume cantar o terno nos CTGs mas com o passar do tempo e por geralmente ser em período de férias o costume se perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...