Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas se organiza para começar a vacinar na próxima quarta-feira

A infraestrutura e os insumos para a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Canoas estão sendo organizados para começar a vacinação na próxima quarta-feira . 

Os primeiros canoenses a receberem a vacina serão a população idosa que reside em asilos, os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia e os indígenas, conforme determinação do Ministério da Saúde. 

Em encontro virtual  hoje,com a Frente Nacional de Prefeitos,  o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro, às 10h, simultaneamente em todo o país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve se manifestar no domingo , dando o seu aval. 

A partir da aprovação do uso emergencial, caberá ao Ministério da Saúde fazer a distribuição em todo território brasileiro. 

Serão 8 milhões de doses aplicadas em janeiro. Dessas, 2 milhões são da AstraZeneca, (2 doses, sendo a segunda aplicada em 3 meses); e 6 milhões do Butantan (2 doses, sendo a segunda aplicada em 21 dias). 

Na terça-feira , será apresentado o cronograma no Palácio do Planalto. 

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar um terço dos brasileiros até o fim do primeiro semestre. Pazuello, porém, considera “pífia” a quantidade de vacinas importadas, e que o Brasil só terá quantidade suficiente de vacinas se as produzir. 

No próximo final de semana, chegam da Índia 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford. “Não vamos abrir mão de nenhuma vacina”, enfatizou. 

O ministro solicitou que as prefeituras verifiquem seus depósitos, além da logística para as salas de vacinação, insumos, EPIs, seringas e material de controle. 

Na campanha de vacinação, será usado o aplicativo Conecte Sus. Com isso, todas as UBS estarão interligadas através do prontuário digital. 

Como o efeito da vacina demora entre 30 e 60 dias, Pazuello alertou sobre a importância de a população continuar com os cuidados. 

Para o prefeito Jairo Jorge, a reunião com o ministro foi “extremamente positiva”, porque dá a sinalização concreta de que a vacinação começa na próxima quarta-feira. 

Porém, está preocupado com o veto às prefeituras em adquirirem diretamente as vacinas. “Penso que nós poderíamos ajudar o governo federal na medida em que as prefeituras que hoje têm mais condições pudessem adquirir. 

Lamento essa restrição. Respeito, claro, a decisão do ministro, mas penso que nós poderíamos estar colaborando”, afirmou. A quantidade de doses que Canoas receberá agora só será conhecida na segunda-feira .

O importante, na avaliação do prefeito, é que está sendo dado o primeiro passo, mesmo que nesse momento ainda se atinja um percentual pequeno da população. “Estamos preparados, trabalhando para já começar a vacinar. 

Vamos até às instituições, sejam asilos ou instituições de longa permanência e nas instituições hospitalares. Vamos usar, claro, nossa rede de atenção básica em saúde para que os profissionais da saúde possam ser vacinados, porque eles estão na linha de frente, e esse trabalho deles é essencial”, ressaltou Jairo Jorge.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...