Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

FETAG-RS busca solução para questão dos javalis no Estado

 A FETAG-RS segue preocupada com as medidas adotadas para combater os javalis no Estado. Até o momento, nada de efetivo foi colocado em prática e os agricultores estão sendo penalizados de diversas formas possíveis, desde os estragados em lavouras, até a invasão dos chiqueiros, momento em que os javalis acabam cruzando com porcas, resultando em uma espécie conhecida como javaporco.

Além do abate dos seus próprios animais, medida imposta pelo IBAMA, recentemente o órgão anunciou que os criadores de suínos serão multados quando a prenhez resultar na espécie, considerada uma praga devido a dimensão dos estragos que ela pode causar. 

Para tentar evitar que o produtor seja mais uma vez penalizado de forma injusta, já que ele não pode ser responsabilizado por invasões em suas propriedades, a pedido da FETAG-RS, o deputado estadual Elton Weber agendou a reunião realizada na manhã desta terça-feira com a com a superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Cláudia Pereira da Costa. 

A FETAG-RS levou sua preocupação com os impactos econômicos e ambientais provocados pela presença descontrolada da espécie invasora que, além de causar estragos na lavoura, provoca prejuízos também na criação dos animais.

“O javali é uma praga que precisa ser controlada através de ações efetivas dos órgãos competentes. O produtor, que já penalizado sempre que sua lavoura é destruída pelo animal, agora será multado o javali invadir seu chiqueiro, além de ter seus animais sacrificados. Não podemos e não vamos aceitar isso”. 

Na reunião de hoje, foi acertado que Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, representada na reunião pelo deputado Elton Weber, em conjunto com a FETAG-RS, irá promover uma reunião com secretários do governo estadual, com a FAMURS e com demais entidades do setor para formatar uma proposta com ações que visem a resolução definitiva do problema, sem que o produtor tenha que ser penalizado. 

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar José Menegotto, e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria e diretor da FETAG-RS, Delcimar Borin, e assessoria de gabinete do deputado estadual Edson Brum.

Fonte : Imprensa FETAG-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...