Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeitura de Canoas inicia mutirão de limpeza na cidade

A Prefeitura de Canoas iniciou ontem o projeto Cidade + Limpa, que tem como objetivos a limpeza do descarte irregular e a conscientização da população quanto aos cuidados na limpeza pública da cidade.  
O projeto tem como umas das etapas a realização de serviços de limpeza em todos os bairros, com as retiradas de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições, podas de árvores (folhas e galhos), entre outros, possibilitando a desobstrução de calçadas, ruas e áreas públicas de uso comum.
A ação iniciou pelo levantamento dos pontos de descarte irregular em todo o município, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU). 
O cronograma de limpeza iniciou pelo bairro Mathias Velho, que contabiliza pelo menos 900 focos, sendo a região com maior número de descarte irregular no momento. O mutirão vai beneficiar todos os bairros da cidade.
A iniciativa acontece através da integração das secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSU), Obras (SMO), Transportes e Mobilidade (SMTM) e das Subprefeituras de cada quadrante. 
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Daniel, o descarte irregular de resíduos aumentou durante a pandemia do novo coronavírus. “Em função do distanciamento social e pelo fato de muitas pessoas estarem trabalhando de casa, muitos aproveitaram para fazer obras, limpeza de pátios e pequenas reformas, o que culminou em uma maior incidência de descarte irregular de resíduos, principalmente em frente às próprias residências”, comenta o secretário.
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destaca que, embora a prefeitura esteja realizando a limpeza, é preciso que os canoenses colaborem para que tenhamos uma cidade mais limpa. 
“Sabemos que é um período difícil para todos, mas precisamos trabalhar juntos em prol de uma Canoas melhor, limpa e consciente, por isso peço a compreensão e a ajuda dos Canoenses, para que façam o descarte de resíduos de forma correta, nos Ecopontos ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)”, ressalta Busato.

Veja a forma correta de descarte:
Entulho, caliça (resto de obras), madeira, galhos ou móveis, leve para um PEV ou Ecoponto, cuja destinação final será dada pela prefeitura até a Usina de Reciclagem da Construção Civil (RCC). 
Já os resíduos domésticos orgânicos são coletados pelo caminhão de lixo, conforme cronograma porta a porta. 
Quanto aos resíduos recicláveis a coleta é feita pelo caminhão das cooperativas conforme cronograma da Secretaria de Meio Ambiente.
 
Como denunciar descarte irregular?
Quem quiser fazer uma denúncia pode ligar para o telefone da Guarda Municipal no 51.3425-7612 ou através do Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) nos telefones: 0800-5101234 / 51. 3236-1088 / 51. 3236-1086 / 51. 3236-1059.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solenidade Militar pelo Dia do Exército Brasileiro

O Comando Militar do Sul realiza nesta tarde em Porto Alegre no 3 RCG, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército.  A data de 19...