Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Lacen leva apenas um dia para o diagnóstico da Covid-19 em 84% dos casos

O Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, já realizou mais de 15 mil exames de diagnóstico do novo coronavírus (o Sars-CoV-2, causador da Covid-19). Apesar do grande volume, o laboratório conseguiu zerar a fila de amostras que aguardam o processamento. Ao considerar as 5,7 mil amostras recebidas nos últimos 30 dias, 84% delas tiveram o resultado em até um dia após a chegada ao Lacen.
A etapa anterior a essa é da coleta da amostra e o envio para o laboratório, que ficam sob responsabilidade dos municípios. A capacidade atual é de até 400 testes por dia.
O Lacen foi um dos primeiros laboratórios estaduais em que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descentralizou o diagnóstico do coronavírus. Antes de 6 de março, todos os casos suspeitos tinham que ser enviados para exame no Rio de Janeiro. Mesmo que em número ainda pequeno, os resultados levavam, normalmente, mais de uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...