Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

FETAG-RS denuncia descaso do INSS aos agricultores familiares

Desde que o INSS fechou suas agências devido à pandemia do novo coronavírus os agricultores familiares não estão mais recebendo benefícios de auxílio-doença. Embora o Governo Federal tenha anunciado mecanismos para facilitar a concessão de auxílio-doença (tais como apresentação de laudos médicos) o sistema ainda não funciona na prática para os agricultores familiares, que são segurados especiais, pois, o INSS não analisa os documentos que comprovam a atividade rural. 
Assim, se o médico constatar a comprovação da incapacidade, o agricultor poderia receber a antecipação prevista na Portaria Conjunta nº 9.381, mas, mesmo assim, praticamente 100% dos benefícios rurais são indeferidos.
Além disso, existem diversos indeferimentos sem motivo esclarecido. Mesmo reconhecendo o problema, o INSS não apresenta a solução e esta é sua responsabilidade. Falhas no sistema já deveriam ter sido solucionadas.
A doença não tem hora e não pode esperar as agências do INSS reabrirem. 
Os Agricultores familiares não merecem esse descaso por parte do governo. 
A FETAG-RS cobra do INSS uma solução urgente.

Fonte: Imprensa FETAG-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...