Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeitura de Canoas vacinará idosos em casa e dentro dos carros amanhã

Amanhã será de intensa mobilização da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para continuidade da primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe no município. Doses serão aplicadas exclusivamente em idosos por um sistema de “drive-thru” no Parque Esportivo Eduardo Gomes, das 10h às 16 horas. A estratégia funcionará assim: sem descer do veículo, o indivíduo com mais de 60 anos deve se dirigir até a tenda da equipe de saúde e receber a imunização.
O atendimento domiciliar, que vacinou mais de 37.400 idosos desde o dia 23 de março, terá continuidade aos que solicitarem a aplicação por meio da Central de Atendimento da Prefeitura de Canoas. O pedido deve ser agendado pelo telefone (51) 3425.7681, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas, com dados pessoais e endereço.
A primeira etapa da campanha de vacinação foi atípica neste ano por atender de casa em casa, com mais de trinta equipes espalhadas pela cidade e acompanhadas pela Guarda Municipal. Muitos idosos que, outrora não se deslocavam até o posto de saúde, foram imunizados em virtude da facilidade desta edição. Todas as instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso, receberam os cuidados dos agentes de saúde. O índice em profissionais da saúde, também integrantes do grupo prioritário, é ainda melhor, com 104,80% da meta atingida devido à quantidade de temporários convocados para trabalhar no combate ao coronavírus.
Devido à falta de doses suficientes para a continuidade da campanha, a Secretaria da Saúde adiou a segunda etapa. “Inicialmente recebemos duas mil doses. Se dividirmos entre os quase 30 pontos de vacinação, daria menos de 70 doses por unidade de vacinação. Isso acabaria gerando aglomerações e insatisfação das pessoas que não conseguiriam se vacinar. A estratégia foi seguir vacinando os idosos, pois a procura nesta faixa etária está grande, e aplicar nos profissionais da segurança pública e salvamento, motoristas e cobradores do transporte coletivo”, esclarece o secretário da Saúde, Fernando Ritter.
A segunda fase continuará visando atender, agora, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e portuários.
A terceira fase, prevista para começar no dia 9 de maio, vacinará crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...