Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas segue se preparando para enfrentar o COVID 19

Segundo boletim epidemiológico, divulgado no início desta semana pelo Ministério da Saúde, o pico de contágio e internações por conta do novo coronavírus no Rio Grande do Sul deve ocorrer nos meses de junho e julho. O Estado teve a terceira maior média de crescimento no número de casos e atualmente é o sétimo em proporção de diagnósticos positivos de Covid-19, tendo 3,48 infectados por 100 mil pessoas. Mas de acordo com especialistas, esses números devem subir na medida em que o inverno chegar em terras gaúchas. Diante do cenário regional que ainda está em fase inicial da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Canoas vem trabalhando diariamente para preparar o sistema de saúde para atender a demanda que será gerada na fase crítica da contaminação. 
Referência regional para tratamento do vírus, Canoas atende pacientes de diversas cidades. Por isso, há a necessidade de reforçar ao máximo o sistema de saúde. Quatro hospitais de campanha estão em fase final de montagem, equipamentos foram mobilizados e novos profissionais contratados. Além disso, o Hospital Universitário (HU) ampliou o número de leitos para tratamento do vírus. A intenção da prefeitura é evitar o máximo que o sistema público entre em colapso e se preparar para que as pessoas tenham atendimento adequado, quando apresentarem os sintomas da doença. 

Pacientes já internados :

Atualmente, o Hospital Universitário tem 22 pacientes internados tratando o coronavírus. Eles são de diversas cidades do Rio Grande do Sul e estão sendo acompanhados pelas equipes médicas do HU. Boa parte deles está internada no 9º andar da instituição, que foi reformado por detentos participantes do Programa Recomeçar da Prefeitura de Canoas. 

Hospitais de campanha :

Para articular a montagem das estruturas e garantir que haja equipamentos, insumos e profissionais suficientes para colocar em funcionamento os hospitais de campanha e novos leitos no HU, foi preciso que todas as forças do município agissem. O Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus, comandado pelo prefeito Luiz Carlos Busato e pelo secretário da saúde de Canoas, Fernando Ritter, foi o responsável por unir essas forças e dar as orientações para a criação das estruturas a serem montadas. Ao todo, serão 932 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com coronavírus, espalhados nos quatro hospitais de campanha e no HU. Destes, 43 serão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O hospital irá comportar o maior número de internos, tendo 501 leitos clínicos e 40 em UTI. Já no prédio 1 da Ulbra, onde está sendo montado um hospital de campanha, haverá 340 leitos clínicos. As UPAs Rio Branco e Boqueirão terão 13 leitos clínicos e um em UTI, cada. Já o Hospital Nossa Senhora das Graças terá capacidade 22 pacientes clínicos e um em UTI. Todas essas estruturas estão em fase final de montagem e devem entrar em funcionamento assim que exista necessidade. 

Mais médicos e enfermeiros :

Para ter capacidade de atender mais pacientes que irão procurar os hospitais e unidades de saúde com sintomas de coronavírus, a Prefeitura de Canoas irá contratar mais médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Já foram contratados nove médicos, entre clínicos e especialistas, e outros três estão finalizando a entrega de documentos e devem começar a atender em breve. Vinte e três enfermeiros e outros 23 técnicos de enfermagem também estão sendo contratos e irão reforçar as equipes.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico e acordeonista Albino Manique

Faleceu nesta tarde aos 80 anos o músico, compositor e acordeonista Albino Manique, fundador do grupo Os Mirins.  Manique fundou o grupo nos...