Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Gauchito Gil, o santo argentino

Pouco se sabe sobre sua história, mas ele teria supostamente nascido na década de 1840 em Pagamento Ubre (atual Mercedes – Corrientes), onde está seu principal santuário.
Das várias versões de sua história, a mais popular é que tenha sido recrutado pelo Partido Autonomista na guerra corrientina e desertado. Sendo a deserção um crime, foi condenado a morte com um corte na garganta. Pouco antes de morrer, teria dito ao seu carrasco que rezasse pela vida de seu filho (que se encontrava muito doente) em seu nome e este seria curado. O carrasco assim o fez e em pouco tempo seu filho se curou, e a partir daí começou a crença no santo.
Outra história mais heroica é que Gauchito Gil era um tipo de Robin Hodd argentino, que roubava dos ricos para dar aos pobres.
Todos os anos em 08 de janeiro seu túmulo e santuário recebem inúmeros peregrinos em agradecimentos por graças alcançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...