Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

22° ViEst Maratá – Viagem de Estudo

No próximo dia 12 de outubro, a Viagem de Estudo será em Maratá, no Rio Grande do Sul. Distante cerca de 92 km de Porto Alegre, Maratá faz parte da Região Vale da Felicidade, um conjunto de cerca de 16 cidades com forte inspiração na cultura da imigração germânica.

História de Maratá :
A colonização de município iniciou em 1857, quando imigrantes alemães desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.
A principal força econômica da cidade nos seus primeiros anos era a agricultura. Para escoar a rica produção regional chegou a ser implantado por Andréas Kochenborger um serviço de navegação até Porto Alegre, partindo do arroio Maratá e passando pelo Rio Caí, mas acredita-se que esta navegação era feita somente próxima ao rio caí, pois o arroio Maratá não é navegável em sua extensão até desaguar no rio Caí. A ferrovia Porto Alegre – Caxias do Sul, inaugurada em 1909, foi de grande importância para a localidade, pois a estação implantada no povoado tornou-se um centro de escoamento da produção agrícola da região. Junto com isso veio também o desenvolvimento cultural e educacional, com a notável participação da família Rücker.
Nos anos 70 a via férrea foi desativada e a cidade passou por um período de estagnação que só foi revertido com o início do processo de emancipação. Em 20 de março de 1992, Maratá se desligou de Brochier e foi criado o novo município.
A emancipação ocorreu em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9622/92. O município possui área total de 82,70 Km² e localiza-se na Encosta Inferior do Nordeste. Limita-se com os municípios de Poço das Antas, ao norte, Montenegro, ao sul, Salvador do Sul e São José do Sul ao leste e a oeste com Brochier. Sua altitude em relação ao nível do mar é de 27 metros e a população atual é de 2.668 habitantes segundo o Senso 2010 IBGE.
Atualmente, o município é reconhecido por suas belezas naturais e pontos turísticos: Parque Municipal da Cascata Vitória, Parque da Cachoeira Maratá, Parque Municipal da Oktoberfest, Praça Municipal Dora Lídia Brocker, Morro Ibiticã com vista panorâmica da cidade e paleotocas, Trilha Turística de Maratá, Casa do Turista, Passeios de Dindinho, Casa do Artesanato Fritz e Frida de Maratá, Pousada Ko Freitag. Pórticos e prédios em estilo enxaimel, arquitetura colonial, produtos coloniais e a hospitalidade dos marataenses também são preciosidades encontradas em Maratá.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maratá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...