Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Falece o último integrante do Grupo dos 8

Faleceu hoje aos 91 anos de idade, vítima de parada cardíaca: Antonio João de Sá Siqueira o Siqueirinha .
Natural de Bagé, onde nasceu em 09/02/1928, era o último integrante do Grupo dos Oito (Piquete da Tradição) que, em agosto de 1947, reuniu-se para fazer a guarda de honra aos restos mortais do General David Canabarro e que, após, fundou o DTG do Ginásio Júlio de Castilhos, dando início ao Movimento Tradicionalista organizado.
No Grupo dos Oito também estavam Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilço Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Côrtes, seu líder. 
Formado em Medicina Veterinária em 1951, na então Escola de Agronomia e Veterinária, Siqueira teve sua caminhada na UFRGS relacionada com o ensino e o desenvolvimento da Bioquímica. Foi para atuar nesta disciplina que Siqueirinha regressou à Capital em 1955, após anos trabalhando como inspetor veterinário em Itaqui. Desenvolveu atividades no setor de Bioquímica na UFRGS, PR, SP, MG, e nos EUA. Lecionou na Faculdade Federal de Ciências Médicas e na PUC/RS. Participou de inúmeras bancas examinadoras de faculdades brasileiras. Na UFRGS, o seu sucesso como professor e pesquisador fez com que essa Universidade lhe concedesse o título de Professor Emérito, em junho de 2017.
A cremação ocorreu no cemitério São Miguel e Almas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...