Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Coerência e Unidade

Findada a 27ª Semana Farroupilha de Canoas, além dos festejos, foi marcada por polêmicas em seu contexto.
Estamos num período de afirmação da unidade tradicionalista canoense, e um acirramento nas instituições de nossa cidade.
Precisamos ter coerência naquilo que falamos e nas ações que tomamos, uma sucessão de equívocos e infelizes declarações adicionadas a velha forma de fazer política “guela abaixo”. Por tudo isso, a física nos ensinou que,  “Toda a ação gera uma reação”.
Esta animosidade foi pontual, com a Presidência da Câmara Municipal de Canoas, na figura do Vereador Cezar Mossini, que desde a escolha do homenageado pelo Prêmio João Palma da Silva (criado pela Câmara Municipal dos Vereadores de Canoas, a partir da lei 4305 de 19 de outubro de 1998 e é conferido as personalidades do âmbito regional ou estadual que atuem no tradicionalismo), e até nas declarações sobre instigação a violência, desordem pública e outros delitos dos tradicionalistas (infeliz declaração do vereador viralizando na internet).
Nas 27 edições da Semana Farroupilha no Parque Eduardo Gomes nunca foi registrado ocorrência de algum patrão para com qualquer autoridade, os tradicionalistas e o tradicionalismo não se prestam pra isso.
E a reação dos tradicionalistas vieram em quatro  atos, a palavra forte em cada pronunciamento se postando contra tais atitudes, foi na sessão solene da Câmara dos Vereadores no parque, na entrega do Prêmio João Palma da Silva, dia 17 de setembro com o não comparecimento em massa das entidades tradicionalistas, a nota de repúdio que a AETC protocolou na Câmara dos Vereadores pela escolha unilateral do homenageado  pelo Prêmio e o desfile onde a AETC (Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas) colocou mais de 1.040  cavaleiros e cavalos desfilando na avenida, mostrando assim uma forte unidade tradicionalista.
Outro ponto alto da Semana Farroupilha 2019 foi o Departamento de Cultura da AETC, na figura da diretora Carmem Gianini Damasco que organizou uma extensa e concorrida agenda cultural e movimentou as entidades tradicionalistas  com Gincana, Concurso Fotográfico, Amostras Folclóricas, Oficinas e Tertúlias.
E não podemos deixar de lado a participação muito positiva da Prefeitura Municipal de Canoas na figura presente do Secretário de Cultura e Turismo de Canoas Sr. Mauri Grando, que foi incansável nas soluções das demandas do parque durante a semana.
Parabéns a Associação das  Entidades Tradicionalistas de Canoas na figura do seu Presidente Juliano Furquim, pela sobriedade nas ações tomadas a frente da AETC, principalmente nos momentos mais delicados mostrando sempre coerência.
Vamos ficar atentos nos desdobramentos dos fatos neste período pós Semana Farroupilha.   

Jose Luis Biulchi
Jornalista MTB/RS 14009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...