Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Balaústre 67

Trata-se da ata da loja maçônica Philantropia e Liberdade, deliberando sobre a tomada de Porto Alegre durante a revolução Farroupilha, estou mantendo o texto conforme tenho conhecimento, não alterando as abreviaturas maçônicas que se encontram escritas e nem as traduzindo.
Aos 18 dias do mês de setembro de 1835 da E.V.: , e 5835 da V.: L.: , reunidos em sua sede , sita á Rua da Igreja , n 67 , em lugar claríssimo , forte e terrível aos tiranos , situado abaixo da abobada celeste do zênite , aos 30 Sul e 5 de latitude da América Brasileira , ao vale de Porto Alegre , Província de São Pedro do Rio Grande , nas dependências do gabinete de leituras onde funciona a Loj.:Maç.:PHILANTROPIA E LIBERDADE, com o fim de especificamente , traçarem as metas finais para o inicio do movimento revolucionário com que seus integrantes pretendem resgatar os brios , os direitos e dignidade do povo Riograndense.
A sessão foi aberta pelo Ven.: Mestre Ir.:Bento Gonçalves da Silva. Registre-se a bem da verdade, ainda as presenças dos IIr.:José mariano de Matos, ex Ven.: Mestre José Gomes de Vasconcellos Jardim, Pedro Boticario, Vicente da Fontoura , Paulino da Fontoura , Antonio de Souza Netto e Domingos José de Alemeida , o qual serviu como secretário e lavrou a presente ata . Logo de inicio o Ven.: Mestre, depois de tecer breves considerações sobre os motivos da presente reunião de carater extraordinário, informou a seus pares que o movimento estava prestes a ser desencadeado.
A data escolhida é o dia vinte de setembro do corrente, isto é, depois de amanhã . Nesta data, todos nós , em nome do Rio Grande do Sul , nos levantaremos em luta contra o imperialismo
que reina no país . Na ocasião, ficou acertada a tomada da capital pelas tropas do IIR.: Vasconcellos Jardim e Onofre Pires, que deverão se deslocar desde a localidade de Pedras Brancas, quando avisados.Tanto Vasconcellos Jardim quanto Onofre Pires, ao serem informados responderam que estariam a postos aguardando o momento para agirem. Também se fez ouvir o nobre Ir.: Vicente da Fontoura, que sugeriu o máximo cuidado, pois certamente, o Presidente Braga seria avisado do movimento.
O Tronco de Beneficência fez a sua circulação e rendeu a medalha cunhada de 421$000, contados pelo Ir.: Tes.: Pedro Boticário. Por proposição do IIr.: José Mariano de Matos, o Tronco de Beneficência foi destinado a compra de uma Carta de Alforria de um escravo de meia idade, no valor de 350$000 , proposta aceita por unanimidade.
Foi realizada poderosa Cadeia de União pela justiça e grandeza da causa, pois em nome do povo Riograndense , lutariam pela Liberdade , Igualdade , e Humanidade , pediam a força e proteção do G.:A.D.:U.: para todos os Ir.: e seus companheiros que iriam participar das contendas . Já eram altas horas da madrugada quando os trabalhos foram encerrados, afirmando o Ven.: Mestre que todos deveriam confiar nas LL.: do G.:A.D.:U.: e , como ninguém mais quisesse fazer uso da palavra , foram encerrados os trabalhos , do que eu , Domingos José de Almeida , Secretário , tracei o presente Balaústre , a fim de que a história , através dos tempos , possa registrar que um grupo de maçons , homens livres e de bom costumes , empenhou-se com o risco da própria vida , em restabelecer o reconhecimento dos direitos desta abençoada terra , berço de grandes homens , localizada no extremos Sul de nossa querida Pátria.
Oriente de Porto Alegre, aos dezoito dias do mês de setembro de 1835 da E.V.: , 18 dia do sexto mês Tirsi da V.:L.: do ano de 5835.

Irmão Domingos José de Almeida
Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100 mil horas de vôo do F5 no Esquadrão Pampa

Nesta manhã o 1° Esquadrão do 14° Grupamento de aviação (1/14 GAV), Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas,completou 100.000 horas...