Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas terá nove Clínicas de Saúde da Família até o ano que vem

A atenção em saúde pública de Canoas entrará em uma nova fase nos próximos dois anos. Com a inauguração de nove Clínicas de Saúde da Família, espalhadas em todos os quadrantes da cidades, a população vai poder contar com diversos tipos de atendimento mais perto de suas casas. O novo conceito em saúde unirá Atenção Básica e Pronto-atendimento em um único lugar.
O projeto é que o paciente realize consultas, exames, terapias e faça tratamentos para doenças crônicas sem precisar fazer grandes deslocamentos ou buscar outros serviços. Com mais médicos e profissionais de saúde, as nove clínicas irão dar nova cara aos atendimentos e irão facilitar o acesso da população, já que também vão atender durante a noite. Até agosto, três unidades já estarão funcionando no novo formato, após passarem por obras.
A primeira Clínica da Saúde da Família de Canoas será inaugurada em junho, no bairro Guajuviras. Ela irá complementar os serviços que eram oferecidos pela Unidade Básica de Saúde do bairro. Após passar por uma ampla reforma, que dobrou o tamanho da estrutura do prédio, o local está recebendo os ajustes finais para abrir as portas à população. No meses seguintes, entram em funcionamento as Clínicas de Saúde da Família Estância Velha e São Vicente. Em 2020, serão inauguradas as clínicas Mathias Velho, Niterói, Rio Branco, Mato Grande, Santa Isabel e União.
Nas clínicas de saúde da família, os canoenses terão consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos serão diários, onde a equipe atenderá os canoenses que chegarem à Unidade de Saúde.

O que são Clínicas de Saúde da Família?

São unidades de saúde que irão integrar pronto-atendimento e atenção básica. O paciente poderá ir à unidade quando sentir dores, febres ou fazer tratamento para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
Quais tratamentos as Clínicas irão oferecer?

As Clínicas de Saúde da Família reunirão diversos tipos de atendimentos em um único lugar. Além disso, em comparação com a UBS, o atendimento será estendido. Hoje, as Unidades Básicas fecham às 17h. Como Clínicas de Saúde da Família, os pontos ficarão abertos até as 22h. Serão cinco horas a mais, de segunda-feira a sexta-feira, para o cidadão cuidar da saúde.

O que a população irá ganhar? 

Mais serviços, mais especialidades médicas e a possibilidade de fazer, em um só lugar, diversos tipos de atendimento. A Clínica de Saúde da Família é mais que uma UPA e mais que uma UBS. É a união das duas unidades para prestar atendimento integral ao cidadão.

Quais serviços as Clínicas de Saúde da Família irão oferecer?

Consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas.

Que profissionais irão trabalhar nas Clínicas?

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...