Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Estudantes apontam gestão qualificada em atendimentos pelo SUS


A estudante de odontologia, Eduarda Wingert, 20 anos, moradora de São Leopoldo, observa: “Não conheço em outras cidades o atendimento odontológico noturno pelo SUS, como tem aqui em Nova Santa Rita”. O atendimento vespertino, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, é oferecido no posto do Centro há mais de dois anos, e busca contemplar as pessoas que trabalham e não podem consultar durante o dia. “É muito incomum e funciona bem”, completou a graduanda. Também observou que os gabinetes odontológicos são novos, e não faltam suprimentos.
A observação de Eduarda, acontece dentro do programa VerSus, que destina-se aos estudantes universitários, a fim de que conheçam ações e procedimentos tanto práticos e administrativos, do Sistema Único Saúde (SUS). A experiência contribuiu ainda na qualificação da formação acadêmica para atuar com a saúde coletiva.
São de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, odontologia, assistência social, entre outras.

Investimentos com responsabilidade :

Os estudantes de graduação e residentes em saúde percorrerão unidades de saúde de Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul. Ao todo serão 15 graduandos 3 facilitadores e comissão organizadora.
Em nossa cidade, o grupo esteve em diferentes Unidades de Saúde e em setores como regulação de consultas (encaminhamento via Estado), e participam até sexta-feira, 8, de diversas oficinas. É importante para nossa formação, para aprender a gestão SUS, como são feitas as políticas públicas e a troca de experiências”, disse a estudante de psicologia Janaina Steiger, 22, moradora de Porto Alegre, que assim como todos os outros participantes, se mostrou muito satisfeita com o modelo de gestão e atendimento encontrado em Nova Santa Rita.
Tal mérito, fez com que a cidade virasse um case para a Organização Pan Americana de Saúde, que gravou um pequeno documentário mostrando a experiência.
Os alunos encontraram em sua vivência, postos climatizados, ampliados, com equipamentos novos e funcionários trainados em atendimento humanizado, fruto de investimentos da administração municipal, que desde 2013, foca em melhorar e ampliar os serviços de saúde para a população.

Fonte : Imprensa PMNSR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menina de 11 anos cai no Canyon Fortaleza

Uma menina de 11 anos ,portadora do Transtorno do Espectro Autista,caiu do alto do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em C...