Juramento do Jornalista

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Estudantes apontam gestão qualificada em atendimentos pelo SUS


A estudante de odontologia, Eduarda Wingert, 20 anos, moradora de São Leopoldo, observa: “Não conheço em outras cidades o atendimento odontológico noturno pelo SUS, como tem aqui em Nova Santa Rita”. O atendimento vespertino, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, é oferecido no posto do Centro há mais de dois anos, e busca contemplar as pessoas que trabalham e não podem consultar durante o dia. “É muito incomum e funciona bem”, completou a graduanda. Também observou que os gabinetes odontológicos são novos, e não faltam suprimentos.
A observação de Eduarda, acontece dentro do programa VerSus, que destina-se aos estudantes universitários, a fim de que conheçam ações e procedimentos tanto práticos e administrativos, do Sistema Único Saúde (SUS). A experiência contribuiu ainda na qualificação da formação acadêmica para atuar com a saúde coletiva.
São de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, odontologia, assistência social, entre outras.

Investimentos com responsabilidade :

Os estudantes de graduação e residentes em saúde percorrerão unidades de saúde de Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul. Ao todo serão 15 graduandos 3 facilitadores e comissão organizadora.
Em nossa cidade, o grupo esteve em diferentes Unidades de Saúde e em setores como regulação de consultas (encaminhamento via Estado), e participam até sexta-feira, 8, de diversas oficinas. É importante para nossa formação, para aprender a gestão SUS, como são feitas as políticas públicas e a troca de experiências”, disse a estudante de psicologia Janaina Steiger, 22, moradora de Porto Alegre, que assim como todos os outros participantes, se mostrou muito satisfeita com o modelo de gestão e atendimento encontrado em Nova Santa Rita.
Tal mérito, fez com que a cidade virasse um case para a Organização Pan Americana de Saúde, que gravou um pequeno documentário mostrando a experiência.
Os alunos encontraram em sua vivência, postos climatizados, ampliados, com equipamentos novos e funcionários trainados em atendimento humanizado, fruto de investimentos da administração municipal, que desde 2013, foca em melhorar e ampliar os serviços de saúde para a população.

Fonte : Imprensa PMNSR

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