Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Criação de Wagyu vem ganhando espaço entre os pecuaristas do Sul do Brasil


De origem genuinamente japonesa, os bovinos da raça Wagyu possuem a carne considerada a mais saborosa do mundo e também a mais cara. A principal diferença do Wagyu para outras raças está no alto grau de marmoreio – aquela gordura entremeada às fibras que dá sabor, suculência e maciez à carne –, além de um manejo rigoroso e muito específico dos animais. A raça também é responsável pela produção direta do lendário Kobe Beef, que tem esse nome por causa da cidade japonesa de onde a raça é originária.
No Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, há cerca de 37 mil animais com a genética Wagyu em todo o país - 30 mil cruzados com outras raças e aproximadamente 7 mil puros. Mas o interesse dos pecuaristas pela raça vem crescendo. Presente desde 2012 na Expointer - uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina – este ano, o número de animais inscritos para a feira praticamente dobrou em relação à edição anterior. Serão 33 animais na Expointer 2018, contrastando com os 15 inscritos na edição anterior.
No Rio Grande do Sul, um dos criadores da raça é o pecuarista Marco Andras, que trabalha há 15 anos com Wagyu e levará para o Parque Assis Brasil 10 animais de raça pura. Entre eles, animais premiados em outras edições da Feira. Em sua propriedade, na Fazenda Invernada Santa Fé, em Júlio de Castilhos, região Central do estado, ele cria tanto animais puros quanto cruzamentos. "Antes trabalhávamos apenas com Angus, e então fomos introduzindo o Wagyu. Com o tempo, basicamente todos os animais da fazenda são cruzados com Wagyu, meio sangue, dois terços e alguns animais puros", comenta o pecuarista que também é gerente de marketing da Associação Brasileira de Criadores de Wagyu.
Com larga experiência na criação de Wagyu, o pecuarista explica que para fins de manejo, a raça exige um cuidado maior que o gado normal, principalmente na questão da alimentação, que vai resultar na marmorização da carne. Além disso, o Wagyu demora mais tempo para ficar pronto para o abate, pois ainda precisa de um período de confinamento. Os animais da raça são abatidos geralmente depois dos 36 meses. Em países como Japão, Austrália e Estados Unidos o grau de marmoreio requerido é muito alto, exigindo longos períodos de confinamento. Mas no mercado brasileiro o sistema é um pouco diferente. "Optamos por um animal mais jovem, o que é uma novidade em termos de Wagyu. Assim, o animal entra para abate ao redor dos 24 meses, com um grau intermediário de marmoreio, mas uma carne mais saborosa e também de acordo com o gosto brasileiro", ressalta Andras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...