Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Senado homenageia entidades culturais do RS

As tradições gaúchas foram tema de sessão especial, ontem, requerida e presidida pela senadora Ana Amélia Lemos. O evento começou as 10h, no Plenário, homenageando os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore.
O 35 CTG foi o primeiro centro de tradições gaúchas a ser criado, em 1948 (completando nesta terça, 70 anos) e recebeu o nome em homenagem ao início da Revolução Farroupilha, em 1835. Atualmente, há quase mil e oitocentos centros como esse em várias cidades gaúchas e chega perto de três mil pelo Brasil e pelo mundo. Neles, os gaúchos cultuam e divulgam a tradição, o folclore, a cultura, os costumes e a gastronomia do Rio Grande do Sul.
As demais homenagens foram para outras três organizações relacionadas à valorização da cultura gaúcha: o Partenon Literário, agremiação cultural criada em 1868, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, uma das entidades tradicionalistas mais antigas do estado,  e a Comissão Gaúcha de Folclore, que incentiva e promove as manifestações das culturas populares tradicionais, criada um dia antes do pioneiro 35 CTG.
Foram chamados para a mesa os representantes das entidades:
Partenon Literário – Dinara Xavier da Paixão

35 CTG – Gleycemari Borges Albrecht
Comissão Gaúcha de Folclore - Octávio Capuano
Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - José Luiz Amaral Silveira
MTG-DF – João Francisco Ioung Petroceli
MTG-RS - Nairo Callegaro
Idealizador e proponente da homenagem para o gabinete da Senadora: Rogério Bastos

Estiveram presentes também, a secretaria da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira do MTG: Renata de Cassia Moraes Pletz e o Diretor Geral da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Wilson Porto, representando o presidente João Ermelino de Mello, entre outros membros de patronagens da Lomba Grande, da Estancia Gaúcha do Planalto, de Brasília e do CTG Jayme Caetano Braun.
 Por : Rogerio Bastos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feira da Agricultura Familiar começa amanhã na Capital

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead)  promove entre os dias 11 a 14 de dezembro, a Feira da...