Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Iniciam as comemorações do Outubro Rosa em Canoas

O mês de outubro será de conscientização e prevenção do combate ao câncer de mama em Canoas. A Diretoria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Canoas realizou, nesta manhã a abertura oficial do Outubro Rosa. Durante o dia 29, a cidade vai promover ações que busquem aumentar o conhecimento das mulheres sobre as formas de prevenção e detecção precoce da doença. Estão programadas exposições, apresentações culturais, feira, cavalgada e palestras. Com o tema "Mulheres Unidas Pela Vida", a programação também vai atentar para a importância da união entre mulheres na prevenção e tratamento do câncer.
Durante a abertura da programação, a prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, anunciou um repasse de R$ 150 mil, oriundo do Governo Federal, que será entregue à Liga de Combate ao Câncer de Canoas. O prefeito também lembrou da importância de prevenir a doença nas ações cotidianas, como, por exemplo, reduzindo o tabagismo. No mesmo sentindo, a secretária da Saúde, Rosa Maria Groenwald, lembrou que o cuidado se dá em iniciativas diárias ao longo da vida. "É fundamental que a mulher tenha cuidado com qualidade de sua vida, com a saúde mental. É importante que ela seja feliz, que sempre esteja de bem consigo mesma. A prevenção sempre é o melhor remédio", destacou a secretária.

A diretora de Políticas para as Mulheres, Ana Moraes, lembrou que a união das mulheres é peça fundamental no tratamento. "As mulheres têm de estar empoderadas, unidas, para que umas deem forças às outras nos momentos difíceis da doença.", alerta a diretora.
Um mês inteiro para conscientização :

A programação do Outubro Rosa contempla ações de conscientização, com palestras, rodas de conversas sobre a autoestima, chás, cavalgada, dicas de atividade física, distribuição de cartilhas de autoexame e uma feira feminina. Entre os destaques da programação estão:

No dia 10, no Auditório Sady Schiwitz, na sede da prefeitura da Canoas, haverá a palestra "Prevenção ao Câncer de Mama" e "Autoestima, como melhorar" proferidas por médicos da cidade. Na ocasião, também estarão presentes mulheres que enfrentaram o câncer. Elas trarão relatos de enfrentamento da doença, incentivando as outras mulheres a prosseguirem com o tratamento.
A Feira Feminina Outubro Rosa, dia 21, das 10h às 17h, terá mostra de artesanato, brechó, oficinas de turbantes, aulas de maquiagem, consultas jurídicas, oficina com técnicas de boxe feminino e defesa pessoal, banco de oportunidade de empregos, feira da economia solidária, apresentações artísticas, ônibus da saúde e realização de exames. O evento será no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo.
Uma caminhada vai marcar o encerramento das atividades em alusão ao Outubro Rosa, no dia 29, às 9h, no Parque Getúlio Vagas. Na ocisão, serão desenvolvidas ações de empresas privadas, parceiras da realização das diversas ações ao longo do mês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBTG comemora o Dia da Tradição Gaúcha.

O movimento tradicionalista gaúcho brasileiro comemora o dia 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha.  De acordo com o Presidente da CBTG, João...