Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

25ª Semana Farroupilha de Canoas

25ª Semana Farroupilha de Canoas, que acontece de forma estendida, de 9 a 20 de setembro, e transforma o Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 4400) em uma verdadeira invernada com entrada franca. Quem passar por lá poderá se conectar com as raízes gaúchas por meio de bailes, rodeios, competições, oficinas, música e comidas típicas. "Esperamos por mais de 100 mil pessoas, que fomentarão a cultura, as tradições, o folclore, o comércio e o turismo no município", afirma o secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando.
A edição, que brinda o 25º ano em que o evento é realizado no chamado "Parcão", tem como homenageado da Câmara de Vereadores o tradicionalista Alexandre Heida, do CTG Seiva Nativa, de Canoas. "Junto às Bodas de Prata da parceria entre o parque e a Semana Farroupilha, teremos o 14º Rodeio Internacional, o 17º Festival de Cultura Gaúcha e o Rodeio Campeiro, que engrandecem mais ainda a programação. E embora toda a festa seja voltada ao tradicionalismo, buscamos trazer outros atrativos como um parque de diversões e uma praça de alimentação com opções para todos os gostos", adianta o secretário.
Chama Crioula:
No primeiro dia (9), a cidade abre caminho para a chegada de aproximadamente 600 cavaleiros, que carregam a Chama Crioula para ser acesa às 20h, na Área Campeira do parque. O candeeiro, que simboliza a história do gaúcho e homenageia os feitos da Revolução Farroupilha, é apagado somente à meia-noite do dia 20 de setembro - data magna no Rio Grande do Sul. "Este é um momento de enaltecer a cultura do Estado e também de aproximar aqueles que não têm tanto contato com os costumes tradicionais. Por isso mesmo é que as escolas municipais, assim como tem sido feito nos demais eventos de Canoas, terão participação ativa nos festejos e neste caso, oportunidade de vivenciar a tradição gaúcha", reforça Grando.

Atividades não faltam :
Durante os 12 dias também é possível aprender uma porção de coisas relacionadas às tradições gauchescas: tem oficina de chimarrão, de chula, de estilingue, de indumentária, de dança, de lendas e crendices, de como emalar o poncho e de vaca parada. Passeios de carroça e cavalo, contação de histórias, espetáculo de teatro, mostra de comida campeira, competições de bocha, saraus e gincanas culturais completam a programação, que tem lugar garantido para a gravação do programa Galpão Crioulo, da RBS TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...