A
ideia de criar uma entidade de classe fazia parte da vida de alguns
funcionários municipais de Canoas em 1961. Eles queriam a prestação
de assistência médica ao servidor o que não havia, além de
ter uma comissão que reivindicasse melhores condições de trabalho
e aumento salarial. Após muitas tratativas, e tendo por base a
associação de servidores do Estado, no dia 12 de junho de 1962, 31
funcionários assinaram a primeira ata da então Associação dos
Servidores Municipais de Canoas.
A
ASMC foi crescendo, em pouco tempo já possuía uma grande parcela de
funcionários como associados, e, a cada nova administração, a
entidade se firmava e consolidava seu patrimônio, sempre buscando o
bem-estar dos associados. Porém, houve períodos ruins: a associação
começou a entrar em decadência, integrantes de seu quadro social
foram se desligando, as empresas conveniadas começaram a cancelar
seus contratos e até seu patrimônio estava comprometido devido às
dividas existentes. Mas, com o auxílio da prefeitura e o
desprendimento de alguns funcionários que se doaram à entidade, ela
conseguiu se reerguer, recuperando todo o seu crédito.
Hoje,
a ASMC é exemplo de associação de servidores municipais para
outras cidades do Estado. Conta com cerca de 3.000 associados e
departamentos de assistência social, esportivo e cultural, além da
escolinha de futebol, do Grupo Reviver e o Departamento de Tradições
Gaúchas (DTG) Morada de Guapos.
A
atual diretoria é composta pelo presidente executivo Firmo Farias
dos Santos, pelo vice de Finanças, Leonardo Dornelles Rodrigues,
pelo vice de Patrimônio, Haroldo Carvalho Leão, pelo vice do
departamento Cultural e Social, José Francisco Farias dos Santos, e
pela vice-presidente de Assistência Social, Miriam Oliveira da
Silva.
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