Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Alistamento para Serviço Militar Obrigatório será Online em 2017

Na área de responsabilidade da 3ª Região Militar, que engloba todo o Estado do RS, em média alistam-se 90.000 jovens para cumprir o serviço militar obrigatório, previsto na Constituição Federal. Desse total, após processo seletivo, são incorporados cerca de 13.000 recrutas nas 99 Organizações Militares do Estado. Estes jovens cumprem o serviço militar obrigatório com direito a fardamento, alimentação, vale-transporte, atendimento médico-odontológico e seguro de vida gratuito. Do total de incorporados, 15%, em média, podem receber prorrogações anuais, dependendo das vagas disponíveis e do seu desempenho individual, passando a fazer parte do efetivo profissional, até o limite previsto em lei, de oito anos.
A partir de 1º de janeiro de 2017, o alistamento militar dos jovens que completarão 18 anos será realizado online, pela Internet, no site www.alistamento.eb.mil.br, racionalizando assim o processo e evitando deslocamentos até as Juntas de Serviço Militar. No alistamento online o jovem lançará seus dados individuais no Sistema do Serviço Militar e Mobilização, sendo necessária a utilização do CPF (obrigatório) e dos dados de um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Nacionalização ou Registro Geral (Identidade).
Caso não possua CPF, o alistando deverá fazer a inscrição no cadastro de contribuintes, junto à Receita Federal ou fazer seu alistamento presencial na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. O jovem deverá possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de e-mail particular para o envio de mensagens, como, por exemplo, local e data do exame de seleção, entrega de documentos, aviso de agendamento de datas e outras informações de interesse. O número de telefone celular e e-mail são indispensáveis para que o alistando possa ser contatado e, caso não disponha desses meios, o jovem deverá dirigir-se a uma Junta de Serviço Militar próxima de sua residência para realizar seu alistamento.

Ao realizar o alistamento online, o jovem deve declarar o município de residência e indicar a Junta de Serviço Militar mais próxima, onde se compromete a apresentar os documentos comprobatórios do alistamento (em especial comprovante de residência), quando for solicitado. O Certificado de Alistamento Militar (CAM) somente será emitido na Junta de Serviço Militar se solicitado pelo interessado, no caso de necessidade de comprovar o alistamento junto a algum órgão público ou empresa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...