Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Semana da Consciência Negra de Canoas é aberta

A Semana da Consciência Negra de Canoas foi aberta oficialmente ontem, pela vice-prefeita Beth Colombo, no Quilombo Chácara das Rosas, no Bairro Marechal Rondon. Este foi o primeiro quilombo urbano reconhecido em 2009, destacou a vice-prefeita. “Iniciar a Semana da Consciência Negra neste local simbólico demonstra que nele está contida toda a esperança da resistência. Nossa luta valeu a pena, este é um espaço de conquistas”, ressaltou. Também destacou que é preciso manter a resistência. “Porque ainda vivemos no Brasil e no mundo tempos difíceis é ilusão dizer que não existe preconceito, porque ele está ali todos os dias.”
A diretora Franciely da Silva Mancy, da Coordenadoria da Igualdade Racial, lembrou que esta semana dedicada à consciência negra não é sinônimo de comemoração, “mas sim de luta para mantermos viva a memória do líder Zumbi dos Palmares”. “Não estamos em festa, estamos com nossos atabaques, é preciso respeitar as diferenças, a ancestralidade do povo negro e combater a exclusão social”, complementou. O representante da União Nacional  Movimento Negro (Unegro), Sidicley Mancy, manifestou sua preocupação com a onda de preconceito vivida não só no Brasil, mas também no mundo. E lembrou da resistência construída em Canoas, e o apoio permanente do prefeito Jairo Jorge nesta luta. “Este quilombo representa a demarcação, a resistência e a nossa força”, finalizou Sidicley.
A representante do Quilombo Chácara das Rosas Isabel Cristina Genelício, lembrou que a conquista e o reconhecimento foi por meio de muita luta, aliada ao afeto”. Ao final da cerimônia, foi apresentada a nova representante da Associação dos Moradores do Quilombo das Rosas, Jeane Santos. O momento cultural ficou a cargo do Grupo Estilo Afro, com a interpretação da música Canto das Três Raças, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, eternizada na voz de Clara Nunes.

A Semana da Consciência Negra de Canoas prossegue até o dia 20 de novembro. A realização é da Coordenadoria da Igualdade Racial em parceria com as secretarias da Cultura, Educação, Saúde e Coordenadoria da Diversidade.

Fonte: Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paradouro das Nuvens

A partir de 19 de maio, o Paradouro das Nuvens, localizado entre Gramado e Igrejinha, abre ao público com uma vista privilegiada do Vale do ...