Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Nota de repúdio da Associação de Familiares e sobreviventes da tragédia de Santa Maria.

"Ainda perplexos com a notícia divulgada esta tarde em Porto Alegre, de que Cezar Schirmer assumirá como novo Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, vimos pela presente externar nosso mais veemente repúdio e indignação com a notícia. O sentimento de que essa nomeação trata-se de um deboche à população do Rio Grande do Sul não é só nosso, mas é compartilhado por milhares de gaúchos que rapidamente se manifestaram indignados nas redes sociais lançando o nome de Schirmer aos trend topics seguido pelo nome da boate Kiss. Isso porque o Estado e também o Brasil sabem que Schirmer é um prefeito negligente, que não fiscalizou e permitiu que uma tragédia, que podia ter sido prevenida, se consumasse ceifando de forma torpe a vida de 242 jovens e deixando centenas de feridos e milhares de familiares e amigos destruídos. Depois da tragédia, Schirmer, diferentemente do que disse em seu discurso esta tarde, foi. sim, covarde, se escondeu, não deu respostas, não assumiu sua parcela de responsabilidade, não abriu investigação alguma para apurar os fatos dentro da prefeitura. Ele tinha o dever de ter tomado providências e saiu ileso de toda essa tragédia, sem dar respostas às vítimas, aos familiares e à sociedade de Santa Maria e do Rio Grande do Sul. Se Schirmer não está respondendo a processos, como foi dito na coletiva de hoje, é porque ainda não houve justiça pela tragédia da boate Kiss e nenhum agente público foi responsabilizado, o que causa permanente indignação não apenas às vítimas e aos familiares, mas a toda a sociedade santa-mariense e gaúcha. Repudiamos a nomeação de Schirmer como Secretário de Segurança Pública porque o prefeito já demonstrou que não tem estima pelas vidas humanas, que não se comove com as tragédias e que não assume suas ações e responsabilidades como gestor público. Por isso, é uma vergonha diante do Brasil termos esse prefeito como Secretário de Estado em uma pasta relevante para a sociedade. Governador, em vez de abraçar o prefeito, abrace as vítimas da maior tragédia do Rio Grande do Sul e nos ajude a buscar Justiça e reparação e não coloque quem não soube cuidar da segurança de uma cidade e de seus jovens para cuidar da segurança de todo o Rio Grande!"
Associação de Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...