Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Gurizada encerra participação da raça Crioula na Expointer‏

Uma das provas mais cativantes e envolventes da raça Crioula vai encerrar a programação da Expointer neste ano. O Freio Jovem, disputado por crianças e adolescentes, estará em pista no último final de semana da feira, dias 3 e 4 de setembro, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Serão 64 conjuntos que vão mostrar que a gurizada, desde cedo, já está treinando para no futuro alcançarem o pódio do Freio de Ouro.
Segundo Tuane Stumpf Machado, membro da Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a expectativa é que o ciclo deste ano acompanhe a evolução que as crianças e adolescentes vem mostrando nas pistas, comprovada pelo crescimento de participantes da modalidade. "Nossa expectativa esse ano para o Freio Jovem é que a qualidade siga aumentando como vem acontecendo nos últimos anos, ainda mais com o aumento do número de participantes durante o ciclo", revela.
A diferença do Freio Jovem para a prova dos adultos está na presença de jovens aspirantes a ginetes de ambos os sexos, assim como a não utilização de novilhos nas provas de campo devido aos riscos. Por isso, no lugar da paleteada foram criadas provas sem gado em que é avaliada a movimentação do ginete e do cavalo. 
A Comissão Jovem vai organizar uma série de atividades para o público entre atrações culturais, palestras e concursos. No domingo, após a final do Freio de Ouro, ocorre um show no espaço de convivência, com o grupo Quarteto Coração de Potro. Na sexta-feira, 2 de setembro, será realizada a partir das 19h a segunda edição do curso Jurado Jovem, com o tema Morfologia, incluindo uma aula prática com o jurado Carlos Loureiro de Souza. Na primeira edição participaram 40 jovens. E no sábado, 3 de setembro, às 19h, acontece no Tatersal do Cavalo Criolulo palestra com o tema "Família Crioulista".

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBTG comemora o Dia da Tradição Gaúcha.

O movimento tradicionalista gaúcho brasileiro comemora o dia 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha.  De acordo com o Presidente da CBTG, João...