“Finalmente!”, foi a exclamação do papa Francisco ao se encontrar nesta sexta-feira com o líder da Igreja Ortodoxa Russa, o patriarca de Moscou Cirilo I, na primeira reunião na história entre os líderes religiosos.
“Somos irmãos”, disse o Pontífice logo em seguida, em espanhol. Durante a conversa, Cirilo disse que “agora as coisas serão mais fáceis (entre as igrejas)”.Em resposta, o papa afirmou que “está claro que essa é a vontade de Deus”. Os dois líderes estiveram acompanhados por tradutores.
O inédito encontro começou logo após o desembarque do papa no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, capital de Cuba. Ao descer do avião da Alitalia que o levou, Francisco foi recebido pelo presidente Raúl Castro, que o acompanhou até o local do encontro com o líder ortodoxo.
Os dois religiosos se cumprimentaram com um afetuoso abraço e beijos na bochecha. A expectativa é que a reunião entre os dois dure mais de duas horas, ao fim das quais eles trocarão presentes, farão um breve discurso para a imprensa e assinarão uma declaração conjunta, já acertada pelos assessores diplomáticos de ambos os lados.
Segundo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a reunião é um “grande sinal de esperança” e um “momento que dá coragem e ânimo para continuar tentando construir mais relações de ponte, encontro e diálogo”.
Em 2016, denominado Ano de Jubileu da Misericórdia, o papa já visitou a Sinagoga de Roma, recebeu convite para ir à Grande Mesquita da capital italiana, anunciou que viajará, em outubro, à Suécia para as celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana e se reuniu hoje com Cirilo I.
Fonte: AFP
Juramento do Jornalista
Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Entrega de Medalhas da Legislatura
Em cerimônia marcada para o dia 7 de julho de 2025, o deputado estadual Luiz Marenco realizará a entrega de medalhas da 55ª e da 56ª Legisla...

-
Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária, Procon e Polícia Civil resultou na apreensão de 267 quilos de alimentos da Juro de Dedinho, m...
-
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou uma operação em Caxia...
-
Hoje , a Polícia Federal prendeu cinco integrantes de um grupo que cobrava R$ 250 mil para monitorar e matar ministros do Supremo Tribunal F...
Nenhum comentário:
Postar um comentário