Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Empossados os novos conselheiros tutelares de Canoas

Foram empossados ontem os 20 novos conselheiros tutelares de Canoas. Em uma cerimônia realizada no auditório Sady Schiwitz, lotado, com a presença, principalmente, de familiares, amigos e servidores públicos que presenciaram o início de uma missão em defesa dos direitos da criança e do adolescente nos próximos quatro anos. 
Cada um dos novos conselheiros subiu até o palco para assinar o termo de posse, avalizado pelo prefeito Jairo Jorge. Ele destacou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, “leis que refletem uma sociedade amadurecida”. Além de ressaltar o rigor na preparação dos novos servidores públicos desde a eleição, passando por provas teóricas, objetivas e capacitações, “os conselheiros tutelares são os cavaleiros da esperança para o futuro de crianças e adolescentes”. O chefe do Executivo municipal lembrou a força da comunidade canoense, ao participar de um processo eleitoral não obrigatório para escolha dos conselheiros, “foi um exemplo de participação”.  Em Canoas, 17.576 pessoas participaram das eleições, realizadas em outubro de 2015.
Presente à solenidade, a juíza da 6ª Vara Cível da Comarca de Canoas, Annie Kier HerynKopf, parabenizou os conselheiros empossados e ressaltou a missão que assumiram, “será uma jornada, intensa, sofrida, mas tenham a certeza, será gratificante”.   
“Esta é uma grande missão”, ressaltou a Assessora Superior em Direitos Humanos, Maria Celeste. Ela destacou também a importância da participação dos servidores municipais no dia da eleição dos Conselheiros Tutelares e toda a transparência do processo para a escolha. Além da mobilização da comunidade, “os canoenses depositaram nas urnas e transmitiram aos novos conselheiros a responsabilidade e o zelo com as crianças e os adolescentes". Maria Celeste finalizou, recitando uma poesia sobre os direitos da criança. Uma das estrofes destacava, “os direitos da criança têm que se respeitar”.
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Márcia Souza, ressaltou que o apoio do Comdica será permanente para a construção desta parceria com os novos conselheiros. Emendou, destacando que este será um trabalho de amor e dedicação, “por isto será necessário muito empenho e tolerância para a tarefa que assumem”.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Eunice Wolf, lembrou que os novos conselheiros assumem um compromisso de vida na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, “nossa rede de proteção para estes cidadãos deverá funcionar neste objetivo e com visão de futuro”.
“Vocês farão a diferença para melhorar a vida dessas crianças”, destacou o vereador Emílio Neto, representando a Câmara Municipal.  
A conselheira Maria Teresinha de Souza Ribeiro, a Branca, foi escolhida para falar em nome dos empossados na solenidade. Destacou o apoio constante da família e agradeceu ao prefeito Jairo Jorge, “que sejamos profissionais dedicados, pacientes e tolerantes”.  

Presenças:

Vereadores Paulinho de Odé, Francisco da Mensagem, César Augusto; secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Canas; de Segurança Pública, Adriano Klafke; e a secretária municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, Thaís Pena, além do vereador Sérgio Marion, da cidade de Santiago.

Corregedoria:

A criação da Corregedoria dos Conselheiros Tutelares é um dos itens criados para aperfeiçoar o processo e aumentar o rigor na atuação dos novos conselheiros tutelares. A Lei nº 5.973, sancionada pelo prefeito Jairo Jorge no dia 18 de dezembro de 2015, consolida também a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente. A legislação dispõe ainda sobre as funções de todos os órgãos responsáveis pela Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Será responsável pela fiscalização do exercício das funções dos novos Conselheiros Tutelares. Foram eleitos 20 conselheiros tutelares e 20 suplentes. As eleições foram unificadas em todo o País. Canoas passa a contar com representantes que atuarão em todos os quadrantes.

Fonte: Secom PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...