Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeito empossa os conselheiros municipais do Povo de Terreiro

O prefeito Jairo Jorge empossou  na manhã de hoje,os membros do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, o qual terá a finalidade de desenvolver ações, estudos, propor medidas e políticas voltadas ao conjunto das comunidades do povo de terreiro da cidade, buscando a equidade econômica, política, cultural e a eliminação das discriminações. A assinatura do decreto 243/2015 ocorreu no Auditório Sady Schiwitz do Paço Municipal.
O decreto regulamenta o Artigo 4º da Lei Municipal 5.930 que dispões sobre a criação, composição, instalação, composição, estruturação, competências e funcionamento do conselho.
"Precisamos desses espaços públicos para dar visibilidade, pois quando se traz para a cena pública as questões das diferenças, nós construímos a tolerância, uma cidade da paz e do reconhecimento do outro. Por isso, são necessárias políticas afirmativas como esta, que garantam o respeito às diferenças e às particularidades de cada um, ou seja, a igualdade dentro da diversidade", destacou o prefeito Jairo Jorge. Ele reiterou que, Canoas é o município com primeiro quilombo urbano reconhecido no país, o Quilombo Chácara das Rosa.
Para o secretário especial da Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Ambieda, o Tigre, "o Conselho Municipal caracteriza-se como um instrumento de controle social e que terá um papel fundamental de produzir políticas públicas para o povo de terreiro que reproduzem a tradição de matriz africana".
Ambieda reiterou que os conselheiros do Povo de Terreiro não receberão nenhum tipo de remuneração, sendo que o exercício da função será considerado de interesse público relevante.
Participaram do evento a vice-prefeita Beth Colombo; vereador Paulinho de Odé, representante da Câmara Municipal; secretários municipais e comunidade religiosa.
Titulares:

O Conselho será composto por 15 integrantes da sociedade civil organizada e mais seis dos órgãos governamentais (que serão indicados posteriormente) na forma do Regimento Interno do Conselho Municipal, totalizando 21 conselheiros.
Presidente - Pai Charles de Oxalá (Comunidade Tradicional Ilê Iemanjá Oxalá);
Pai Jorge de Odé ( Casa de Religião Africana Odé Taian); 
Mãe Bianca de Xangô (Comunidade Tradicional Ilê de Xangô);
Mãe Isabel de Iansã ( Associação Remanescente do Quilombo Chácara das Rosas);
Mãe Rose de Xangô ( Uniaxés);
Diego de Odé ( Comunidade Tradicional Ilê de Odé);
Pai Marco Aurélio de Oxum ( Comunidade Tradicional Ilê Africanista Oxum e Bará);
Felipe Sandin (Fórum Ilú Axé Canoas);
Mestre Bira (Grupo de Capoeira de Angola) ; 
Pai Luciano de Xangô ( Comunidade Tradicional Reino dos Orixás); 
Pai Milton de Xangô ( Comunidade Tradicional Casa Africana Santa Bárbara);
Mari Suzana (Associação Universalista Luz de Aruanda);
Rogério Barrios (Associação dos Umbandistas de Canoas); 
Mãe Deca de Iemanjá (Comunidade Tradicional Centro Africano Oxalá e Iemanjá);
Pai Anderson de Aselú ( Forma RS).


Suplentes:

Mãe Michele de Iemanjá, Pai Paulo de Xangô, Amanda Hilgert, Vinicius Fogaça, Kelly de Iemanjá, Vera de Bará, Mãe Liziane de Bará, Franklin Schwartz, Thales Dutra, Mãe Neida de Oxum, Mãe Eliane de Oxum, Cauê Nascimento, Cristina Nobre, Pai Jorge de Oxalá e Agnela Conceição.
O Conselheiro Suplente Cauê Nascimento com o Vereador Paulinho de Odé.

Fonte :Secom/PMC
Fotos Marlise Lacerda/Jornal Grande Axé

Um comentário:

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...