Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Público da 37ª Expointer prestigia estande da FIGTF

A hospitalidade e o ambiente aconchegante do galpão da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) montado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, têm atraído a atenção dos visitantes da 37ª Expointer. Quem vai até o espaço tem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição em prol da cultura popular do Rio Grande do Sul e ainda sorver um chimarrão oferecido pela Escola do Chimarrão.
Além de saborear a tradicional bebida dos gaúchos, o público tem acesso as diversas formas de apresentação do mate, recebe informações e curiosidades sobre o chimarrão, abastece de erva-mate a cuia e de água quente a sua garrafa térmica. De acordo com o coordenador da Escola,Pedro Schwengber, os visitantes também aprendem a preparar de forma rápida e eficaz o chimarrão. Através desse método é possível concluir o preparo da bebida em apenas onze segundos.
Para o presidente da FIGTF, Rodi Pedro Borghetti, o intenso movimento de visitantes no estande , a exemplo dos anos anteriores, acontece graças as atrações no interior do espaço e à parceria com a Escola do Chimarrão e a Prefeitura de Venancio Aires.
História do RS:
No estande também estão expostos painéis que contam trechos da história do nosso Estado; manequins com a indumentária do ciclo farroupilha; soque (batedor de erva-mate). Na parte externa, estão colocados bancos rústicos e elementos relacionados à cultura dos gaúchos e uma carruagem do século XIX, que era utilizada nos municípios do Interior.
No espaço, foi organizada uma exposição com oito painéis - cedidos pelo Memorial do RS – que mostra os principais eventos que ocorreram em nosso solo e que contribuíram para a formação da identidade do povo. Além de conter textos simples e diretos, os painéis apresentam ilustrações, mapas e imagens dos principais personagens históricos. A mostra permite conhecer um pouco da trajetória política, social, cultural, costumes e a diversidade étnica do Estado. Os principais temas abordados são a imigração italiana e alemã; gaúchos e tropeiros; negros no RS; Guerra dos Farrapos, entre outros.
Além das atrações desenvolvidas no galpão, a FIGTF está promovendo diversos shows no palco principal da Feira, em parceria com a Subsecretaria do Parque Assis Brasil.
Todas as atividades desenvolvidas no galpão contam com o apoio da Associação dos Amigos do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (AATF).
Fonte Rita Escobar Imprensa IGTF   Foto:Cauê Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...