Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Aberta oficialmente a Semana da Pátria/2014

A abertura oficial da Semana da Pátria/2014, no 192° Ano da Independência do Brasil, foi realizada nesta manhã, na Praça da Emancipação. O início da solenidade foi marcado pela execução do Hino Nacional pela Banda da Base Aérea de Canoas (BACO), simultaneamente ao hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Canoas. A Semana estende-se até o dia 7.
O tema nacional da Semana da Pátria deste ano é: "Meu jeito de ser brasileiro". Já o tema estadual marca a passagem do centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, enquanto que o tema municipal é uma homenagem à Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), pelos 30 anos de fundação da instituição.

A prefeita em exercício, Beth Colombo, ressaltou a admiração pela Acadef, que trabalha pelos deficientes físicos desde o início de sua história. "O trabalho da Acadef nos faz refletir sobre o que estamos realizando pela nossa cidade. Tenho orgulho de estar de fato cuidando de Canoas, para que ela seja um grande exemplo para o Brasil", disse. Beth lembrou também que os povos do mundo estão em conflito por divergências religiosas e políticas. "Aqui no Brasil, somos privilegiados pela democracia que nos dá o direito de defender o que queremos", finalizou.
Esperança:

O secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Luís Antônio Possebon lembrou que é a sexta oportunidade em que participa da abertura da Semana da Pátria pelo atual governo. "A chama significa a esperança de um Brasil melhor. Devemos fazer uma ampla reflexão e ter consciência de que o futuro do país é hoje", disse.
O representante da Liga de Defesa Nacional, Clandio José Barracini, falou que o seu maior compromisso é levar civismo e patriotismo a todo o povo gaúcho. "O Fogo Simbólico é o grande expoente do nosso amor à pátria. Vamos refletir sobre um país democrático, com respeito a todos", falou.
Já o presidente da Acadef, Jorge Cardoso, falou que tem orgulho de estar à frente da entidade homenageada. "A história do desenvolvimento do país se mede pela maneira como são tratadas as pessoas com deficiência. Desejo que o Fogo Simbólico renove a esperança de uma pátria acessível", disse.
O Coral do Colégio Estadual Marechal Rondon, regido pela soprano Cristina Sorrentino, apresentou duas músicas de Lupicínio Rodrigues, antes da execução do Hino de Canoas, encerrando a cerimônia de abertura da Semana da Pátria/2014.
Fogo Simbólico:

O Fogo Simbólico ficou sob a guarda da Acadef do dia 22 de agosto até esta segunda-feira (1º), quando a chama foi entregue pelo cadeirante Antonio Rubin para a prefeita em exercício, que repassou a tocha para José Carlos Chagas, que finalmente acendeu a pira na Praça da Emancipação.
A guarda do Fogo Simbólico:

Dia 1°: V COMAR
Dia 2: Secretaria de Cultura
Dia 3: Coordenadoria do Idoso e Coordenadoria da Juventude
Dia 4: Secretaria de Esporte e Lazer
Dia 5: Secretaria de Educação
Dia 6: Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
Dia 7: Secretaria de Segurança Pública e Cidadania


Acadef:
A Acadef é a entidade canoense homenageada na Semana da Pátria. A homenagem deve-se ao importante trabalho social realizado pela entidade em benefício da qualidade de vida e da inserção social de pessoas com deficiência.
Presenças:

Participaram da abertura da Semana da Pátria os secretários municipais, o Coronel-aviador e Chefe do Estado Maior do V COMAR, Fernando de Oliveira de Miranda; o Comandante da BACO, Coronel Paulo Eduardo do Amaral Navarro; o presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Ivo Lech; e a representante da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, Lúcia Barcelos, além da prefeita em exercício, Beth Colombo, do secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Luis Antônio Possebon, do representante da Liga de Defesa Nacional, Clandio José Barracini e do presidente da Acadef, Jorge Cardoso.


Atividades:

A programação da Semana da Pátria prevê Hora Cívica em todas as escolas municipais, de 2 a 6 de setembro, em dois horários: às 8h30 e às 16h30. As Escolas particulares, estaduais e federais farão as suas atividades de acordo com a programação das próprias instituições.
Encerramento:

O encerramento das atividades ocorrerá no dia 7, às 17h, na Praça da Emancipação. A organização do evento está sob responsabilidade da Coordenadoria de Integração Institucional.

Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...