Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Troféu PGQP 2014: "Prefeitura tem energia para inovar", afirma prefeito

Momentos de intensa vibração e comemoração marcaram a entrega do Troféu PGQP 2014 ao prefeito Jairo Jorge, na noite de ontem, durante a cerimônia de premiação do 19º Prêmio Qualidade RS e do 4º Prêmio Inovação PGQP do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, realizada no Pavilhão da FIERGS.
"Para a Prefeitura de Canoas é um grande reconhecimento, é o maior prêmio da história de nossa cidade. O Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade é o programa mais reconhecido no Brasil, e referência no mundo", declarou o prefeito Jairo Jorge minutos antes de receber o troféu.
O ato marcou o encerramento do 15º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo PGQP, entre os dias 7 e 8 de agosto, e que reuniu cerca de 7 mil pessoas.
Ao receber a premiação, o prefeito também lembrou que nos quatro anos desse prêmio só ocorreu um primeiro lugar em 2011. "Em 2012 e 2013 não houve premiação, pois, para isso, é necessário 70% na avaliação. E nós conseguimos chegar a 86%. Isso mostra a seriedade e a energia da Prefeitura para inovar e melhorar a qualidade de vida das pessoas", avalia.
Vibração:

Em uma cerimônia animada, com torcidas de várias organizações contempladas nas categorias, um grupo expressivo de gestores municipais e servidores de Canoas manifestou entusiasmo quando o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Menna Barreto Felizzola, entregou o troféu nas mãos do prefeito.
Um imenso telão apoiava a locução dos eventos por duas apresentadoras, a partir de imagens, sons e um ator caracterizado de robô, que fazia performances, interagia e animava a plateia, que se manifestava por meio de placas, assovios, palmas e gritos. Muitos caracterizados com roupas coloridas e outros adereços, vibravam, conforme eram anunciados os seus representantes contemplados em uma das categorias.
Quase no final da solenidade, o prefeito se dirigiu às dezenas de servidores no local e posou para fotos ao lado de sua sua equipe.
Inovação e Qualidade:

Para o Secretário Executivo do PGQP e coordenador do evento, Ildebrando Pierry, a conquista do prêmio por Canoas é especial. "Se já é difícil fazer qualidade em uma empresa, imagina fazer qualidade em um ambiente público, que é muito complexo; agora, fazer inovação no ambiente público, isso é muito mais difícil. É surpreendente o que está acontecendo na Prefeitura de Canoas, nas estruturas que foram montadas e nas práticas inovadoras que foram implantadas", observa Luiz Ildebrando Pierry, Secretário Executivo do PGQP.
O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, criador do Prêmio PGQP, também elogiou a cidade, e destacou a importância desta conquista para Canoas. "Nós temos muito orgulho por Canoas ter conquistado esse prêmio inovação, porque a cidade tem inovado com uma série de soluções, sendo importantíssimo esse precedente com a cidade demonstrando projetos inovadores em benefício da população".
Além de empresários, durante a solenidade também foram homenageados gestores de entidades civis, jornalistas, educadores, entre outras lideranças.
Alguns dos cases considerados na avaliação de Canoas para a conquista do Troféu PGQP 2014:

Núcleo de inovação: O Núcleo de Inovação de Canoas é formado por um grupo de profissionais com longa experiência e reconhecimento. Os integrantes do grupo buscam soluções eficientes, inovadoras e rápidas para as demandas da população, principalmente nas áreas da Educação, Soluções Urbanas e Economia Inovadora. Para isso, o Núcleo se organiza por meio de Grupos de Trabalho e conta com a participação de especialistas convidados das áreas pertinentes aos projetos priorizados pela gestão pública municipal.
Segurança: A Prefeitura de Canoas usa a tecnologia no combate ao crime. O município conta com câmeras de monitoramento 24 horas, sistema e detector de tiros. Os "Território da Paz" dos bairros Guajuviras e Mathias Velho combinam a implantação do tripê: projetos Sociais, tecnologias e policiamento comunitário. Por causa das ações realizadas nesses bairros e entorno, em alguns Regiões da cidade o Observatório de Segurança Pública de Canoas tem revelado sensíveis reduções nos índices de criminalidade.
Lei do Gatilho (Lei 6392/09): A "Lei do Gatilho" prevê a redução dos impostos municipais de acordo com a arrecadação. Nos últimos tempos a arrecadação cresceu, apesar da redução da carga tributária, o que resultou na criação de novas empresas e crescimento da economia. Desde janeiro de 2014, a alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) caiu de 2,25% para 2% em Canoas. Entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2013, a arrecadação teve crescimento nominal de 95,31% e real de 55,73% (descontada a inflação).
Teleagendamento: A Prefeitura acabou com as filas nos postos de saúde de Canoas. Com esse sistema, o paciente do SUS (Sistema Único de Saúde) marca sua consulta por telefone, sem precisar ficar horas em uma fila. O Call Bak é uma inovação no sistema de saúde de Canoas e retorna a ligação em três tentativas após o registro no sistema do Teleagendamento.
Educação: Com a criação do novo Plano de Carreira do Magistério, os professores do município passaram a ter uma de suas principais reivindicações dos últimos dez anos atendida. Além de autonomia ao servidor sobre sua carreira, o Plano criou mecanismos que valoriza a autonomia do servidor na gestão de sua carreira, a valorização por merecimento e o estímulo à qualificação. Para isso, tanto os professores quanto dos agentes de apoio, contam com um Núcleo de Gestão de Carreira que verifica, anualmente, o andamento da gestão de cada professor.
Fonte:Ronaldo M. Botelho Secom/PMC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clínica Clandestina de Bronzeamento é interditada em Viamão

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, nesta tarde, realizou a prisão em flagrante de duas mulheres, proprietárias d...