Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeito prestigia solenidade alusiva aos 70 anos da BACO

O prefeito Jairo Jorge prestigiou, nesta manhã, a solenidade comemorativa aos 70 anos de criação da Base Aérea de Canoas (BACO). Desfile e condecorações com a Medalha Militar, por tempo de serviço prestado, integraram a programação realizada na alameda do prédio do Comando Aéreo.
A cerimônia também teve a participação do comandante do V Comando Aéreo Regional (V COMAR), major-brigadeiro do ar Roberto Carvalho, o comandante interino da BACO; o tenente-coronel aviador Paulo Eduardo do Amaral Navarro; e o brigadeiro do ar Paulo Coutinho de Assis, entre outras autoridades. 

A origem:

A origem da Base Aérea de Canoas se dá em 29 de março de 1933, com a ativação do 3º Regimento de Aviação do Exército sediado em Santa Maria. Em 1935, inicia-se a preparação do terreno, em Canoas, então município de Gravataí, para a construção do primeiro campo de pouso e das instalações da nova sede do 3º Regimento de Aviação.
Em 1937, o 3° Regimento de Aviação é transferido de Santa Maria para Canoas, especificamente para o local onde hoje se encontra o Quartel-General do V COMAR. Mas foi o do Decreto-Lei 6814, de 21 de agosto de 1944, que criou a Base Aérea de Canoas.
Em 1941, no entanto, a BACO foi extinta após a criação da Base Aérea de Porto Alegre em instalações construídas às margens do Rio Gravataí, onde permanece até os dias atuais.
Em 21 de agosto de 1961, a Base Aérea de Porto Alegre retoma, definitivamente, a denominação de Base Aérea de Canoas. A definição foi uma homenagem a Canoas, reconhecido como o município que sempre acolheu e acolhe, fraterna e amigavelmente, os militares que atuam nas organizações militares da Força Aérea Brasileira.

Missão da Base Aérea:

A missão da BACO é prosseguir apoiando as unidades sediadas, bem como aquelas eventualmente desdobradas no extremo sul do país.

 A Base Aérea de Canoas é sede de cinco unidades

- 1°/14° GAv - Grupo de Aviação (Tiger F-5EM)
- 5° ETA - Esquadrão de Transporte Aéreo (Bandeirante)
- 2°/1° Grupo de Comunicação e Controle
- Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas
- Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas

Fonte:G.P/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...