Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Governo do Estado lança a 37ª edição da Expointer

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), realizou  hoje durante almoço no restaurante Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o lançamento da 37ª edição da Expointer, a maior feira do agronegócio da América Latina. Neste ano, a feira será de 30 de agosto a 7 de setembro.
Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado, Tarso Genro, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronécio, Cláudio Fioreze, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, entre outras autoridades, e presidentes e dirigentes de entidades de classe, associações, federações, sindicatos, empresários do agronegócio, produtores, expositores e imprensa. 
O tema da feira em 2014 é “A festa do campo. Do desenvolvimento. De todos gaúchos”. Para o secretário da Agricultura, Cláudio Fioreze, a expectativa para essa edição é a melhor possível, já que nos últimos três anos foram colhidas as maiores safras de grãos da história do Rio Grande do Sul. “Temos muito a celebrar, pois estamos em um grande momento no campo. A safra 2013/2014 superou a marca histórica dos 30 milhões de toneladas de grãos e também tivemos um crescimento muito significativo na pecuária e nos setores do leite, suínos e frangos. Esse excelente momento também é reflexo de políticas públicas consistentes construídas em parceria com as cadeiras produtivas, por meio de nossas câmaras setoriais”, afirmou.
De acordo com o governador Tarso Genro, o que era visto antes como um problema, o fato de o RS ser um Estado agrícola e agroexportador, na verdade se revela uma vantagem. "Quando você qualifica esse setor, dando a ele crédito e tecnologia, com políticas institucionais negociadas, ele puxa a economia sempre. Eventualmente, quando ele falha por um motivo climático qualquer, outro segmento responde. O ideal é que sempre os dois setores respondam. Mas essa reserva que nós temos de força produtiva no Estado, da agropecuária gaúcha, é extraordinária”, disse Tarso Genro.
Fioreze falou também sobre as melhorias no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil para este ano. “A cada edição, buscamos fazer melhorias na infraestrutura da feira. Investimos em obras como a drenagem das pistas, reforma e duplicação da área de camping, conclusão do cercamento do parque, lavatórios para os bovinos, entre outras."
O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas do RS (Simers), Cláudio Bier, também destacou modificações no local da exposição. “No ano passado, tivemos praticamente um dilúvio durante a Expointer, mas esse ano São Pedro não vai nos pegar desavisado, pois fizemos uma contenção de barragem. Já o acesso pela BR-448 será outro facilitador para quem quiser vir até a exposição.”
Para o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, a feira dá um belo exemplo para todo o país e América Latina e "mostra o que há de melhor em produção, dentro da parceria com o Estado e com os agentes financeiros".
A Expointer é promovida pelo Governo do Estado do RS e realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Conta, também, com a promoção do Sistema Farsul/Senar/Casa Rural; Federação Brasileira de Raças (Febrac), Sistema Ocergs; Sescoop; Simers; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS (Fetag); e Prefeitura Municipal de Esteio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...