Em diferentes comunicados, à
imprensa, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Secretaria
Municipal da Saúde de Porto Alegre, a PepsiCo, fabricante do Toddynho, informou
que houve um problema no tanque esterilizador durante o processo industrial em
3 de junho, o que a levou a separar para descarte toda a produção da bebida
daquele dia e também do dia anterior e posterior. A Secretaria de Saúde
do Rio Grande do Sul determinou o recolhimento de um lote de Toddynho após
consumidores terem relatado alterações de sabor e sensação de ardência na boca.
A PepsiCo também admitiu que houve uma falha no processo de descarte, o
que levou à distribuição do lote GRU L15 51, intervalo de 23:04 a 23:46, com
validade até 29 de novembro deste ano, para Porto Alegre e região metropolitana
da capital gaúcha.
"Realizamos análises laboratoriais e podemos afirmar que não há
contaminação química no produto", diz a nota à imprensa. "Este
pequeno lote de produtos encontra-se fora de especificação bacteriológica e apresenta
sabor azedo e, eventualmente, pode causar desconforto gastrointestinal". A
Secretaria da Saúde de Porto Alegre revelou ter sido informada, pela empresa,
de que os testes detectaram a presença da bactéria Bacillus Cereus, que provoca
intoxicação alimentar.
Recall. Das 8.910 unidades de 200 ml do achocolatado Toddynho
distribuídas com conteúdo inadequado no Rio Grande do Sul, 2 mil foram
recolhidas e outras 6 mil estão em pontos de venda como supermercados,
lanchonetes e cafés ou na casa de consumidores. O levantamento foi divulgado
pela PepsiCo nesta terça-feira, 12. A empresa destaca que o volume corresponde
a menos de 0,5% das vendas mensais no Estado, reiterando que, à exceção do lote
em questão, todos os demais se encontram em "perfeitas condições de consumo".
A PepsiCo destacou ainda que já identificou para quais clientes o
produto foi equivocadamente distribuído, que já fez contatos com essas redes e
segue recolhendo as unidades que ainda estão no mercado. Aos consumidores que
têm o Toddynho do lote em casa, recomendou que entrem em contato pelo telefone
0800 203 2222. A Associação Gaúcha de Supermercados consultou as maiores redes
do Rio Grande do Sul e recebeu a informação de que elas não têm unidades do
lote à venda.
Nos últimos dias, a Secretaria da Saúde do Rio
Grande do Sul recebeu reclamações de dois consumidores que sentiram náuseas
depois de ingerir o achocolatado. A Anvisa vai aguardar a documentação pedida à
PepsiCo e informações a serem repassadas em reunião para decidir as medidas que
vai tomar.
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