Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Exposição conta história do RS no Acampamento da Copa‏

Quem vai até o Acampamento da Copa, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, tem a oportunidade de ver de perto não apenas as tradições cultivadas pelos gaúchos, mas também aproveitar o passeio para ir até o galpão da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) e conhecer a história do Rio Grande do Sul.
No espaço, foi organizada uma exposição com catorze painéis - cedidos pelo Memorial do RS – que mostra os principais eventos que ocorreram em nosso solo e que contribuíram para a formação da identidade do povo. Além de conter textos simples e diretos, os paineis apresentam ilustrações, mapas e imagens dos principais personagens históricos. A mostra permite conhecer um pouco da trajetória política, social, cultural, costumes e a diversidade étnica  do Estado.
Os principais temas abordados são  a chegada do homem ao Estado; os guaranis e as habitações indígenas; imigração italiana, alemã e açoriana; gaúchos e tropeiros; negros no RS; Guerra dos Farrapos e os Sete Povos das Missões, entre outros.

 Fonte:Rita Escobar/Imprensa FIGTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto resgata importância da cultura africana no RS

O Alabê Ôni  - grupo de músicos pesquisadores de percussão e manifestações de raiz africana do Rio Grande do Sul - lançou oficialmente on...