Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Casamento Gay em CTG


O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto de Santana do Livramento,  deve promover o primeiro casamento gay em um ambiente tradicionalista da história. A cerimônia está marcada para setembro, mas a data não foi confirmada. A previsão é de que ocorra no dia 13.

Conforme o patrão do CTG e presidente da Câmara de Vereadores do município, Gilbert Gisler, não há nada na legislação que impeça a união homoafetiva. O casamento gay deve ser realizado numa cerimônia conjunta que reunirá 30 casais, conforme acordado com a Vara de Família de Santana do Livramento. Será o segundo casamento coletivo realizado na cidade. O primeiro evento ocorreu em março, no foro, quando um casal homossexual aproveitou para confirmar a relação. 
Para Gisler, os cidadãos contrários à medida devem lutar em nível nacional por mudanças na legislação. O vereador argumentou ainda que homossexuais têm direito a adotar um filho e, no futuro, esta criança pode ter interesse em participar do tradicionalismo. Segundo o patrão do CTG, a cultura gauchesca está perdendo os jovens por causa do radicalismo, a exemplo do que ocorre na música.

MTG não reconhece CTG:

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) não reconhece o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto. Conforme o presidente do MTG, Manoelito Savaris, o CTG não é filiado ao movimento e atua como um clube. Já o patrão Gilbert Gisler garante que a instituição é filiada ao MTG, mas está com uma dívida.
Manoelito Savaris preferiu não opinar sobre a realização do casamento gay como presidente do MTG. No entanto, pessoalmente, disse que "dentro do galpão o homem deve se comportar como homem e a mulher, como mulher”. Ele destacou que, fora do CTG, as pessoas podem se comportar livremente. 
Segundo Savaris, o movimento só pode se posicionar por meio do seu conselho, mas salientou que CTGs não são locais para casamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...