Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

FIGTF participa do Acampamento Extraordinário da Copa

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), também entrou no clima do Mundial de Futebol e está participando do Acampamento Extraordinário da Copa, que acontece de 12 de junho a 13 de julho, no Parque Harmonia, em Porto Alegre.
Na área, com 600 metros quadrados, o público pode ter acesso a uma mostra da  cultura desenvolvida no Rio Grande do Sul. Nesse local, foi construído um galpão com 200 metros quadrados, onde estão expostos alguns painéis, cedidos pelo Memorial do RS, que contam trechos da história do nosso Estado; manequins com a indumentária do ciclo farroupilha; mostra sobre a vida e obra de Luiz Carlos Barbosa Lessa; exposição artesanal de bichos existentes na região do Mar de Dentro; soque (batedor de erva mate); mudas dessa planta e degustação de chimarrão oferecido pela ervateira Elacy.
Na parte externa, área cedida pela Petrobras, foi colocada uma cerca rural; um grande portal; jardineira; carruagem; trilhadeira antiga e bancos e mesas rústicas. O terreno também está decorado com elementos relacionados   à cultura popular gauchesca, como fogo de chão.
De acordo com o presidente da fundação, Rodi Pedro Borghetti, o objetivo é mostrar ao mundo os diversos aspectos da cultura gauchesca, fazendo com que os visitantes, estrangeiros ou não, tomem contato com ambientes culturais preparados no sentido de que se possa transmitir ideias da nossa gastronomia, das danças, da música, do artesanato, das lidas campeiras e outros elementos que caracterizam a identidade do povo gaúcho, com  suas etnias formadoras.
O trabalho apresentado no galpão é resultado de uma parceria entre a FIGTF, Sedac, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Estado e Associação dos Amigos do IGTF (AATF). 

Fonte:Rita Escobar/Imprensa FIGTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...