Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Equipe de Saúde de Canoas faz teste rápido para HIV/Aids em Porto Alegre

Desde o início da manhã , uma equipe do Serviço de Atendimento Especializado e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Canoas, da Secretaria Municipal de Saúde, participa de uma ação preventiva contra DSTs e HIV/AIDS, junto à Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre. 

A iniciativa, que conta com participação de médicos, enfermeiros, psicólogo e técnicos da área da Saúde de Canoas, é feita com a parceria da Coordenação Estadual de DST/AIDS. Também integram a ação equipe de saúde de outros municípios que têm estações da Trensurb (Porto Alegre, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo). O nome do projeto é Falando de HIV/AIDS nos Trilhos do Trem.

A ação ocorre nesta quinta-feira, até 12h30, e na sexta-feira (13), das 8h às 15h. No local, são realizados testes rápido para HIV e sífilis. O resultado sai em 30 minutos. Antes de serem submetidos ao exame, os interessados passam pelo aconselhamento de especialistas.
Encaminhamentos para tratamento
Aqueles que apresentam resultados positivos para HIV ou sífilis já recebem o encaminhamento para tratamento em seu respectivo município. Mesmo os que apresentam resultado negativo são orientados a refazer o teste em 30 dias, pelo período de janela imunológica.
As equipes também dão dicas de prevenção às DST/AIDS, com distribuição de material informativo e preservativos.

A equipe de Canoas é a maior entre as que participam da ação. Em Canoas, o SAE/CTA fica na Rua Frei Orlando, 141, ao lado da Corsan, no Centro. No local é  disponibilizados teste rápido para HIV, depois de apresentar um documento de identidade e passar pelo aconselhamento.

No SAE/CTA, o usuário também recebe todas as orientações necessárias e o encaminhamento para tratamento, caso o teste dê positivo. A Farmácia Básica Municipal também dispõe dos medicamentos gratuitos necessários para o tratamento.

O SAE/CTA atende pelos telefones 3427 3440 e 3472 1074. O Disque AIDS, do Ministério da Saúde, atende pelo 0800 541 0197 (ligação gratuita).

Entrevista coletiva nesta sexta

Nesta sexta-feira (13), às 11h, os secretários de Saúde dos municípios participantes da ação - incluindo o titular da pasta em Canoas, Marcelo Bósio - darão uma entrevista coletiva, na Estação Mercado da Trensurb, a respeito da ação.

Fonte: Luiz Roese Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...